Henrique – Significado do Nome, Origem e Popularidade
O significado do nome Henrique tem muito haver com a realeza, pois quer dizer ” Senhor do Lar”, ” Aquele que Governa a casa”, ” Senhor da Fortaleza” ou ” Príncipe do Lar”.
Nos tempos antigos, esse nome era muito usado pelos reis portugueses, ingleses, germânicos e franceses.
Geralmente, os homens que possuem esse nome são criativos, alegres e desapegados de coisas banais.
Ademais, são perfeccionistas, críticos e na maioria das vezes reclusos, ou seja, apesar de serem prestativos, costumam escolher bem que com quem andam, pois se desagradam fácil de certas companhias.
Origem do nome Henrique
A origem desse nome é Germânico, existem outras formas similares para Henrique, que são: Enrique, Henryque, Enrrique e seu derivado Eric.
Outro jeito muito comum também do uso do nome é em sua forma composta, como por exemplo: Luis Henrique, Carlos Henrique, João Henrique, entre outros.
No Brasil, o mais comum é se escrever o nome dessa forma ” Henrique”, entretanto, em espanhol costuma ser ” Enrique”, enquanto que Inglês ” Henri”, Italiano ” Enrico”, Sueco ” Henrik”, Holândes ” Henk” e Alemão ” Heinrich”.
Existem boatos de que esse nome veio do nome ” Henrico” que significa ” Pessoa de respeitada”.

Popularidade do nome
Esse é um dos nomes muito usados na realeza durante a idade média, os livros de história sempre fazem menção de grandes personalidades chamadas Henrique.
Um dos reis mais conhecidos foi o Henrique VIII, ele governou a Inglaterra entre o ano de 1509 e 1547. Um dos seus feitos que ficou amplamente conhecido foi sua responsabilidade no rompimento da Igreja Anglicana com a Católica.
Ele também foi considerado um dos líderes carismáticos da Inglaterra, ou seja, a população tinha um grande apreço pela sua pessoa.
Portugal também teve um governante com esse nome, a família Henrique de Portugal era descendente de do Monteiro Mor do Rei D João I que se chamava Luís Henriques.
Em uma determinada época, Henrique virou sobrenome devido essa família nobre.
É importante comentar que existiram muitos monarcas nobres na história da humanidade que tinham esse nome, entre eles:
- Henrique I da Germânia – Foi rei dos germanos de 919 até 936
- Henrique II – Imperador Romano Germânico em 1014
- Henrique III – Imperador Romano Germânico de 1046 até sua morte
Todos os Imperadores desse período tinham esse nome, foi até Henrique VII.
O Mesmo aconteceu em Chipre, França, Castela, Jerusalém, Inglaterra, Navarra e Portugal. Ou seja, todos tiveram Reis e Governantes com o nome Henrique que eram enumerados ( I, II, III, IV, V e assim sucessivamente).
Não se pode ignorar o fato de que esse nome também era comum no meio religioso, pois muitos Santos se chamavam Henrique.
Um deles é o ” Santo Henrique” Padroeiro da Finlândia que tem seu dia comemorado em 13 de Julho. Ele foi canonizado pela Igreja Católica em 1146 pelo Papa Eugênio III.
No Brasil, a popularidade do nome é crescente a partir da década de 1980, como demonstram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Celebridades com nome Henrique
Durante toda a história esse nome foi muito popular, pois grandes nobres o carregavam com orgulho e o passavam de geração em geração.
Inclusive, existe até um brasão da família Henrique, já que esse nome era uma espécie de sobrenome no passado. Ele é formado por um escudo na cor vermelha, onde tem um castelo dourado lavrado em azul.
Isso demonstra que esse é um nome imponente e cercado de muita história. Até nos tempos de hoje, ele é bastante usado, sobretudo por pessoas famosas, entre as principais estão:
- Enrico, versão Italiana do nome Henrique é o nome do filho de Karina Bachi;
- Henrique Pacheco Lima – Jogador de futebol do Cruzeiro;
- Henrique Adriano – Jogador de futebol brasileiro que joga no Nápoles;
- Henrique Fogaça – Chef de cozinha renomado, empresário e apresentador de programa de TV;
- Henrique – Dupla Sertaneja Henrique & Juliano;
- Henrique Cerqueira Stroeter – Ator e dublador brasileiro;
Esse nome é categorizado como fácil de falar, escrever e interpretar. Além disso, tem uma grande qualidade sonora em praticamente todos os idiomas.
Os meninos que recebem esse nome, geralmente são chamados por apelidos carinhosos como: Henriquinho, Henricão, Rique e Riquinho.
Do ano 2000 em diante, o Brasil recebeu mais de 80 mil registros de crianças com esse nome, estima-se que cerca de 0, 1199% da população se chama Henrique.
Mas, é no Rio Grande do Sul onde tem a maior incidência, aproximadamente de 0,176% são batizadas com esse nome próprio.
Em diversos Países do mundo, esse nome ainda é muito usado, sobretudo na Inglaterra e Estados Unidos (Henry).
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.