Gratidão: Como Cultivar Esse Sentimento? Descubra Aqui!

Muito se fala sobre ser uma pessoa grata, mas afinal, o que nos torna uma pessoa com essa denominação ou o que pode facilitar esse processo de busca? A gratidão é o sentimento de sentir alegria e conseguir encontrar a felicidade até mesmo nos momentos mais ruins.

Descrever sentimentos nem sempre é uma das atividades mais fáceis, mas, hoje você irá saber informações completas sobre o que é essa tal de gratidão, quais são as demais possibilidades desse sentimento, como cultivá-lo e muito mais.

Fique por dentro e continue lendo para entender melhor.

Gratidão: Afinal, do que se trata?

Gratidão: Afinal, do que se trata?

É comum ver em demais redes sociais muitas pessoas citando sobre a gratidão, mas afinal, o que isso quer dizer? A gratidão é um sentimento considerado poderoso e que realmente pode transformar a nossa vida, visto que nos ensina a valorizar tudo aquilo que é positivo ao nosso redor, assim, conseguimos identificar de maneira mais positiva tudo aquilo que acontece ao nosso redor, assim como as pessoas que nos tornam mais felizes.

Um fato sobre a gratidão que é realidade é de que: quanto mais você exercita este sentimento, mais você sente, contagiando todos a sua volta.

Porque sentir gratidão é tão importante?

Quando você começa a sentir gratidão, o sentimento é transformador e muda a forma como você vê tudo ao seu redor. Já percebeu que pessoas que exercitam esse sentimento realmente são mais felizes? Isso interfere diretamente em sua saúde física e mental.

Você consegue se lembrar em qual foi a última vez que você realmente se sentiu feliz e grato sobre algo que te aconteceu em sua vida? Ou quando foi a última vez que agradeceu por algo que aconteceu em sua vida, mesmo que uma coisa mínima? Aliado à gratidão, temos a gentileza, o que torna o indivíduo mais humano e com maior capacidade de conexão com os demais.

Segundo o psicólogo americano Abraham Maslow, que desenvolveu demais pesquisas para entender mais sobre a gratidão e demais benefícios, foi possível compreender melhor sobre o que esse sentimento significa, além de suas interferências positivas em nossa rotina.

Por meio de seus estudos foi verificado que essa habilidade de sentir e demonstrar gratidão tem uma ligação vital para a saúde emocional e mental dos seres humanos. Ou seja, pessoas que cultivam o hábito da gratidão, são muito mais felizes do que as outras.

Dicas para exercitar sua gratidão diariamente

Dicas para exercitar sua gratidão diariamente

Você sabia que é possível exercitar a gratidão de forma diária e assim realmente sentir do que se trata esse sentimento tão comentado? Veja abaixo algumas dicas para começar hoje mesmo.

1 – Coloque gratidão em pequenos atos

Quando decidimos que seremos pessoas mais gratas, é preciso imaginar a gratidão como algo que deve ser exercitado diariamente por meio dos seguintes gestos:

  • Sorria: quando sorrimos para alguém, essa é uma forma simples de ser grato. Por isso, invista diariamente no seu melhor sorriso para todos que cruzarem seu caminho;
  • Elogie: nada mais bonito do que um elogio sincero para alguém que você realmente admira, demonstrando o quanto você realmente admira aquela pessoa ou o quanto aprecia sua companhia;
  • Saiba agradecer os elogios que recebe: considerado muito difícil para muitas pessoas, conseguir aceitar os elogios que você recebe também é uma forma de demonstrar gratidão, por mais simples que essa ação pareça;
  • Tenha paciência: caso tenha alguém ao seu redor que esteja com um humor ruim ou com muitos problemas, procure ser paciente e gentil, por mais difícil que pareça. Assim, você estará afastando de seu organismo sentimentos ruins.

2 – Adote uma agenda da gratidão

Pode parecer bobeira, mas ao escrever todos os dias em uma agenda sobre todos os motivos do seu dia pelos quais é grato, realmente pode trazer sentimentos positivos, além de muita energia positiva ao seu redor.

Ao começar, você verá que possui poucas coisas para agradecer, mas ao executar diariamente essa ação, começará a ver muitas das coisas pelas quais deve agradecer e nunca nem imaginou que estariam em sua lista, como por exemplo, pela saúde dos seus pais, pela sua cama quentinha, por ter roupa limpa ou ações simples do dia a dia, mas que te tornam extremamente privilegiado em relação a muitas pessoas.

Hábitos diários que melhoram sua vida acabam ocasionando a gratidão, portanto, quanto antes você começar, antes mesmo irá sentir todos esses sentimentos positivos permeando sua vida.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.