A diretora do Escritório Nacional de Emergências do Chile, Carmen Fernández, que há dois dias admitiu erros na reação ao terremoto e ao tsunami de 27 de fevereiro, renunciou a seu cargo nesta quarta-feira (10), segundo a presidência do Chile.
A renúncia da chefe da Onemi ocorreu em meio a uma polêmica entre o escritório e a Marinha, em relação ao modo como as autoridades reagiram ao alerta de tsunami. Na semana passada, um oficial da Marinha foi demitido por causa da polêmica.
O ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, disse a jornalistas que sua subordinada renunciou "diante das críticas, algumas delas injustificadas, feitas ao Onemi, a fim de proteger a instituição".
Na segunda, Carmen reconheceu que a Onemi não reagiu à altura ao terremoto e ao tsunami que matou pelo menos 802 pessoas.
Pescadores preparam-se nesta quarta-feira (10) para resgatar barco que ficou preso na costa da localidade chilena de Tubul depois do tsunami. (Foto: AP)
"Nós estávamos cegos e mudos [mas primeiras horas depois do terremoto]", disse na segunda. "Tivemos uma falha de comunicação, e eu reconheço isso."
A renúncia foi feita em uma carta à presidente Michelle Bachelet, que nesta quinta entrega o cargo ao presidente eleito Sebastián Piñera. O oposicionista havia pedido a todos os funcionários do órgão, Carmen inclusive, que continuassem em seus cargos.
Há alguns dias, o chefe do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha, encarregado de alertar sobre maremotos, foi destituído devido às falhas na coordenação com a Onemi.
A estatal TVN mostrou nesta semana que um funcionário do Serviço Oceanográfico informou à Onemi de variações menores no nível do mar, o que, assegurou, não representavam tsunamis em localidades que viriam horas depois a serem varridas por ondas gigantes.
São Mateus/ Jônatas Carlos Pela 3ª vez prefeito de São Mateus é CASSADO.
Caxias/ Julimar Silva Jackson Lago PDT, Edson Vidigal e Roberto Rocha PSDB fazem campanha em Caxias-Ma.
Imperatriz/ Gil Carvalho Cemar presta informações aos consumidores
Blog Ademar Sousa Preso assaltante terror de Timon
São Luís/ Metendo o Bedelho Rubens Junior feliz da vida!!!
Sao Joao dos Patos / Lucas Santana Tom Cleber toca o melhor da MPB no Cachaça Fest
Tuntum/ Deusimar Lobão Rápidas do Lobão
Timbiras/ Hildenilson Sousa Encontros preparam Congresso de Rádios Comunitárias para Coroatá
Coelho Neto/ Samuel Bastos Coelho Neto terá 1º Emprego
Blog Ludwig Almeida Confirmado!!! A verdadeira história da desistência de Flávio Dino