PUBLICIDADE
JORNAL20100308170254.jpg Para abrir a edição do jornal é necessário ter o Acrobat instalado, caso não tenha, baixe aqui.
Sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mísseis americanos matam 10 na região noroeste do Paquistão

14/01/2010 11:50h

Pelo menos 10 pessoas morreram nesta quinta-feira (14) vítimas de mísseis disparados por um avião americano guiado por controle remoto em um distrito tribal ao noroeste do Paquistão, onde Washington ataca regularmente líderes da al-Qaeda e talibãs.

"Foi um ataque executado por um drone (avião guiado por controle remoto) americano", declarou à AFP um oficial do serviço secreto paquistanês, que pediu anonimato.

O ataque aconteceu no vilarejo de Pasalkot, no distrito do Waziristão do Norte, fronteiriço com o Afeganistão, reduto dos talibãs paquistaneses aliados da al-Qaeda e dos talibãs afegãos.

"Pelo menos 10 pessoas, insurgentes islamitas basicamente, foram mortos por estes mísseis, mas o balanço pode ser maior", confirmou à AFP um oficial do Exército paquistanês, que também pediu anonimato.

"O objetivo era um campo de treinamento de combatentes islamitas", acrescentou.

Um porta-voz dos insurgentes anunciou que o líder dos talibãs paquistaneses, Hakimulah Mehsud, estava no local bombardeado, mas escapou do ataque.

A área atacada é dominada pelo grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), aliado da Al-Qaeda e dos talibãs afegãos.

"Hakimulah Mehsud estava presente no local atacado pelo avião sem piloto, mas escapou no momento do bombardeio. Está são e salvo", declarou por telefone à AFP o porta-voz do TTP, Azam Tariq.

Quase 80 bombardeios executados por drones, aeronaves que apenas a CIA e o Exército americano dispõem na região, foram registrados desde agosto de 2008, provocando mais de 700 mortes, e o ritmo aumentou nas últimas semanas.

Washington não reconhece oficialmente os ataques e Islamabad protesta publicamente contra as violações de sua soberania nacional. Mas tanto a imprensa americana como paquistanesa informam que são fruto de um acordo secreto entre os dois países.

Fonte : Da France Presse
Últimas Notícias >>
clima e tempojornal
32°
São Luís
Enquete