Pelo menos 10 pessoas morreram nesta quinta-feira (14) vítimas de mísseis disparados por um avião americano guiado por controle remoto em um distrito tribal ao noroeste do Paquistão, onde Washington ataca regularmente líderes da al-Qaeda e talibãs.
"Foi um ataque executado por um drone (avião guiado por controle remoto) americano", declarou à AFP um oficial do serviço secreto paquistanês, que pediu anonimato.
O ataque aconteceu no vilarejo de Pasalkot, no distrito do Waziristão do Norte, fronteiriço com o Afeganistão, reduto dos talibãs paquistaneses aliados da al-Qaeda e dos talibãs afegãos.
"Pelo menos 10 pessoas, insurgentes islamitas basicamente, foram mortos por estes mísseis, mas o balanço pode ser maior", confirmou à AFP um oficial do Exército paquistanês, que também pediu anonimato.
"O objetivo era um campo de treinamento de combatentes islamitas", acrescentou.
Um porta-voz dos insurgentes anunciou que o líder dos talibãs paquistaneses, Hakimulah Mehsud, estava no local bombardeado, mas escapou do ataque.
A área atacada é dominada pelo grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), aliado da Al-Qaeda e dos talibãs afegãos.
"Hakimulah Mehsud estava presente no local atacado pelo avião sem piloto, mas escapou no momento do bombardeio. Está são e salvo", declarou por telefone à AFP o porta-voz do TTP, Azam Tariq.
Quase 80 bombardeios executados por drones, aeronaves que apenas a CIA e o Exército americano dispõem na região, foram registrados desde agosto de 2008, provocando mais de 700 mortes, e o ritmo aumentou nas últimas semanas.
Washington não reconhece oficialmente os ataques e Islamabad protesta publicamente contra as violações de sua soberania nacional. Mas tanto a imprensa americana como paquistanesa informam que são fruto de um acordo secreto entre os dois países.
São Mateus/ Jônatas Carlos Pela 3ª vez prefeito de São Mateus é CASSADO.
Caxias/ Julimar Silva Jackson Lago PDT, Edson Vidigal e Roberto Rocha PSDB fazem campanha em Caxias-Ma.
Imperatriz/ Gil Carvalho Cemar presta informações aos consumidores
Blog Ademar Sousa Preso assaltante terror de Timon
São Luís/ Metendo o Bedelho Rubens Junior feliz da vida!!!
Sao Joao dos Patos / Lucas Santana Tom Cleber toca o melhor da MPB no Cachaça Fest
Tuntum/ Deusimar Lobão Rápidas do Lobão
Timbiras/ Hildenilson Sousa Encontros preparam Congresso de Rádios Comunitárias para Coroatá
Coelho Neto/ Samuel Bastos Coelho Neto terá 1º Emprego
Blog Ludwig Almeida Confirmado!!! A verdadeira história da desistência de Flávio Dino