Em 2012-04-16 10:21:30 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

Por: Acélio Trindade   www.blogdoacelio.com.br

Foi encontrado, por volta das 17h do último sábado, 14, o corpo do jovem Valdenir Antonio Negreiro de Moraes, 25 anos, morador da rua da Caema, 48, bairro São Sebastião, cidade de Timbiras.

Ele havia se afogado quando tomava banho no rio Itapecuru na companhia de amigos, no dia anterior (13). De acordo com informações da Polícia Militar de Timbiras, Valdenir ingeria bebida alcoólica no momento do afogamento.

Ao afastar-se um pouco da margem do rio, logo abaixo da ponte José Sarney que liga o centro ao bairro São Sebastião, Valdenir subiu e desceu poucas vezes, quando desapareceu. As buscas foram iniciadas pelos colegas de imediato, mas o jovem só foi encontrado, a vários quilômetros do local, quase 24h depois.

O corpo de Valdenir Antonio Negreiro de Moraes, que havia chegado recentemente de Ribeirão Preto, São Paulo, onde trabalhou no corte de cana, já foi enterrado em um cemitério da cidade.

 

Leia Mais.

Em 2012-04-12 10:12:13 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

Por: Romenigue Couto e Hildenilson Sousa  - Timbiras/MA.

O município de Timbiras foi contemplado, por meio do PAC 2, com uma máquina Retroescavadeira JCB . A classificação do município foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. A confirmação da notícia pode ser verificada nos sites do MDA e do Diário Oficial da União.

O Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, utilizou 5 critérios para selecionar os municípios:

- Pertencer ao Programa Territórios da Cidadania.

- Maior participação do PIB* agrícola no PIB total do Município.

- Possuir maior extensão territorial.

- Ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no Município.

- Distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, este projeto de concessões de Retroescavadeiras (e Motoniveladoras), objetiva: “Melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes”.

Dentre as metas do PAC estão o fortalecimento da Agricultura Familiar, o combate à pobreza, a erradicação da fome, e o desenvolvimento econômico e social no Brasil, daí a liberação pelo Governo Federal desses equipamentos de construção.

A aquisição do maquinário foi conseguida por solicitação do Secretário de Agricultura Luiz Henrique Sales, há mais de um ano. Sales informa também que dois profissionais receberam treinamento em São Luis para operacionalizar a Retroescavadeira. A previsão de entrega em Timbiras é para Maio de 2012.

Imagem: Google image

PIB* (Produto Interno Bruto).  

Leia Mais.

Em 2012-04-03 08:28:56 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

Por: Dr. Gledson Frazão

Advogado e Defensor Municipal Nomeado / Timbiras-MA

A partir do dia 07 de abril do corrente ano principiam os prazos para a desincompatibilização dos pretensos concorrentes às eleições em 07 de outubro. A desincompatibilização vem a ser o afastamento dos cargos que os pré-candidatos ocupam, sob pena de indeferimento dos seus registros de candidatura, conforme o regrado na Lei Complementar nº 64/90, a Lei das Inelegibilidades.

Vejamos de forma especificada, por cargo/função, a necessidade e o prazo para o afastamento dos pré-candidatos:

01 – Prefeitos: Se for candidato à reeleição não é necessário, se for disputar vaga de vereador, deverá pedir renúncia 06 meses antes do pleito, ou seja, (07 de Abril de 2012).

02 – Vice-prefeitos: Se não tiver substituído o titular nos 06 meses, ou seja, (07 de Abril de 2012), antes do pleito, não é necessário se afastar para se candidatar a prefeito ou vereador.

03 – Vice-governadores, Deputados Estaduais ou Federais e Vereadores: Não precisam se desincompatibilizar.

04 – Secretários Estaduais ou Municipais e Dirigentes de Autarquias, Fundações ou Empresas Públicas: Devem pedir exoneração 04 meses antes do pleito, ou seja, (07 de Junho de 2012), para disputar cargo de prefeito/vice-prefeito e 06 meses, ou seja, (07 de Abril de 2012), antes caso disputem vaga de vereador.

05 – Servidores Públicos em Geral: Os efetivos que pretendam disputar vaga para prefeito devem se desincompatibilizar do cargo 04 meses antes do pleito, ou seja, (07 de Junho de 2012), para vereador o prazo é de 03 meses, ou seja, (07 de Julho de 2012), com percepção dos vencimentos integrais; Os comissionados em geral, devem ser exonerados 03 meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012), sem direito a remuneração; Os dirigentes Sindicais para candidatar-se a Vereador, deverão desincompatibilizar-se 06 meses antes do pleito, ou seja, (07 de Abril de 2012) e 04 meses, ou seja, (07 de Junho de 2012), para o Prefeito; Os conselheiros tutelares que pretendam disputar os cargos de prefeito ou vereador devem deixar o cargo no prazo de 03 meses, ou seja, (07 de Julho de 2012).

06 – Dirigente de Conselho Municipal Comunitário, Associação de Moradores e Recreativas, Dirigentes Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dirigente de Fundações ligadas a Partido Político e Presidente de Partido Político: Não precisam se afastar para concorrer a nenhum cargo eletivo;

07 – Diretor de Escolar: Há necessidade de desincompatibilizar-se 03 meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012), com percepção dos vencimentos integrais;

Este afastamento se deve a uma preocupação da Justiça Eleitoral em igualar o processo eleitoral, empatando as condições dos candidatos e coibindo os benefícios que a máquina pública poderia lhes proporcionar. O que seria praticamente impossível se os mesmos se mantivessem em seus cargos/funções.

Quem não se desincompatibilizar no prazo determinado, pode ter o registro de candidatura indeferido, por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ou, no caso de isso ocorrer posterior ao pleito, por meio de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), tendo legitimidade para ingressar com a ação o Ministério Público Eleitoral, bem como, os próprios candidatos.

Imagem: Google Image

 

Leia Mais.

Em 2012-03-15 09:38:40 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

Por Hildenilson Sousa – Assessor de Comunicação – Timbiras/MA 15.03.2012
www.tribunadomaranhao.com.br
www.blogdoacelio.com.br
Em Timbiras, os professores das redes municipal e estadual de ensino estão desde esta Quarta-Feira (14.03.2012) com as atividades pedagógicas paralisadas. A paralisação é um ato de âmbito nacional, e se estenderá até o dia 16 deste mês.
João Paulo Melo, da Diretoria da Associação do Professores Estaduais e Municipais de Timbiras, APEMT, informou para a nossa reportagem que os educadores têm a intenção de lutar pela conquista de melhorias nas condições de trabalho e na remuneração.
Em reunião com os profissionais, o Diretor – Presidente da APEMT explicou que são três as principais pautas de reivindicação: 1- Piso Salarial unificado em todos os Estados da Federação, 2- Cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), 3- Destinação de 10% do PIB para a Educação. João Paulo Melo esclarece que “O movimento não é apenas local, mas nacional. É grande a adesão dos professores ao movimento em Timbiras”.
O Secretário Municipal de Educação, Antonio Carlos Alves da Silva, esteve presente na reunião, e fez esclarecimentos.
De acordo com agências de notícias, no País, 23 Estados e mais o Distrito Federal já aderiram ao movimento. Em 4 Estados (DF, GO, RO e PI) a interrupção das aulas é por tempo indeterminado.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE – informa que apenas os Estados de São Paulo, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Goiás e Distrito Federal pagam aos seus professores o salário definido por lei, que é de R$ 1.451 para 2012.
O professor Josean Melo, também membro da APEMT, nos disse que haverá nesta Quinta-Feira (15.03.2012) uma Assembléia, que acontecerá na Câmara Municipal a partir das 8 horas da manhã, para planejamento e avaliação da paralisação.

Imagem: Charge de  Laerte / Google Image

Leia Mais.

Em 2012-03-05 10:40:47 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

A Prefeitura Municipal de Timbiras/MA está convocando desde o dia 02 de Março, aprovados em Concurso de Dezembro de 2010. Esta é a 2ª Convocação este ano de 2012. Veja a relação dos 07 profissionais convocados:
 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO N° 011/2012 – Concurso Público

A Prefeitura Municipal de Timbiras, Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais que lhes são conferidas pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica Municipal, e em cumprimento à Lei Nº 154, de 16 de agosto de 2010 e Edital do Concurso, Nº 001/2010, em conformidade com o Edital de Homologação n.° 001/2011, publicado no Diário Oficial de 21.01.2011,

RESOLVE:

Convocar os candidatos classificados dentro do número de vagas (cadastro de reservas), conforme anexo do Edital Nº 001/2010, no prazo de 10 (dez) dias úteis contados da data de publicação deste Edital, para apresentação de documentos com intuito de nomeação e posse de cargos, abaixo relacionando deste edital no horário das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 horas na sede da Secretaria de Administração Municipal situada na Rua José Antonio Francis s/n, Centro. Os documentos deverão ser apresentados cópias acompanhadas das originais para a conferência:


• 2 Fotos 3x4;
• Carteira de Identidade;
• Título de Eleitor como o comprovante de Votação na última eleição;
• CPF;
• PIS/PASEP;
• Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
• Certidão de Nascimento dos filhos, quando couber;
• Certificado Militar, quando couber;
• Comprovação de escolaridade e registro no órgão oficial de fiscalização profissional;
• Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone);
• Declaração de não acúmulo de cargos;
• Atestado de boa conduta expedido pelo órgão competente;
• Atestado de sanidade física e mental, expedido pelo serviço médico da Secretaria de Saúde.
 


Educação;


CARGO: Supervisor Zona Rural;

ORD NOME DOCUMENTO

1. HILDETE MARIA BARBOSA SAADS 133324931 SSP MA


CARGO: Professor 1º ao 5º ano ;

ORD NOME DOCUMENTO

1. ELIZABETH BORGES LEITE 168615420015 SSP MA
2. LEONE ROBERTO DA SILVA DE SOUSA 520792963 SSP MA
3. ADRIANA FERREIRA ARAUJO 168314520015 SSP MA
4. JOELMA SOUSA SALES 88156931 SSP MA
5. EDSON SOUSA DE LIMA 324103020061 SSP MA


Finanças;

CARGO: Analista Financeiro;

ORD NOME DOCUMENTO

1. ELIAN ROCHA LIMA SA        761539972 SSP MA

GABINETE DO EXCELENTISSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DE TIMBIRAS, ESTADO DO MARANHÃO, EM 02 DE MARÇO DE 2012.

Raimundo Nonato da Silva Pessoa
Prefeito Municipal

Timbiras - MA

 

 Imagem: Google Image

Leia Mais.

Em 2012-02-06 21:16:28 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

A Prefeitura Municipal de Timbiras (MA) está convocando 40 aprovados no Concurso Público realizado pelo Município em Dezembro de 2010. O Edital de Convocação foi publicado no dia 02 de Fevereiro de 2012.
Veja o Edital de Convocação:
 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO N° 010/2012 – Concurso Público
 

A Prefeitura Municipal de Timbiras, Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais que lhes são conferidas pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica Municipal, e em cumprimento à Lei Nº 154, de 16 de agosto de 2010 e Edital do Concurso, Nº 001/2010, em conformidade com o Edital de Homologação n.° 001/2011, publicado no Diário Oficial de 21.01.2011,

RESOLVE:


Convocar os candidatos classificados dentro do número de vagas (cadastro de reservas), conforme anexo do Edital Nº 001/2010, no prazo de 10 (dez) dias úteis contados da data de publicação deste Edital, para apresentação de documentos com intuito de nomeação e posse de cargos, abaixo relacionando deste edital no horário das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 horas na sede da Secretaria de Administração Municipal situada na Rua José Antonio Francis s/n, Centro. Os documentos deverão ser apresentados cópias acompanhadas das originais para a conferência:


• 2 Fotos 3x4;
• Carteira de Identidade;
• Título de Eleitor como o comprovante de Votação na última eleição;
• CPF;
• PIS/PASEP;
• Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
• Certidão de Nascimento dos filhos, quando couber;
• Certificado Militar, quando couber;
• Comprovação de escolaridade e registro no órgão oficial de fiscalização profissional;
• Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone);
• Declaração de não acúmulo de cargos;
• Atestado de boa conduta expedido pelo órgão competente;
• Atestado de sanidade física e mental, expedido pelo serviço médico da Secretaria de Saúde.
 

Educação;


CARGO: Supervisor Zona Urbana;

ORD NOME DOCUMENTO

1. FERNANDA LUCIA SAMPAIO B. DA CRUZ 942596986 SEJUSP MA
2. WALDENISE DE FARIAS B. DE SOUSA 0228158420024 SSP MA

CARGO: Supervisor Zona Rural;

ORD NOME DOCUMENTO

1. EVERALDO ALVES CARDOSO 395522943 SJSP MA
2. ORDILENE SILVA PEREIRA 395522943 SJSP MA

CARGO: Professor de Ciências 5ª a 8ª Zona Rural;

ORD NOME DOCUMENTO
1. KELY ARAUJO DO NASCIMENTO 2040972 SSP PI
2. KATIONE VALERIA. A. DE S .CARDOZO 1554005 SSP PI
3. MAYARA OLIVEIRA SOUSA 81302620010 SSP MA

CARGO: Professor de Geografia 5ª a 8ª Zona Rural;

ORD NOME DOCUMENTO
1. FRANCISCO MIRANDA DA CRUZ 1973250 SSPPI MA
2. ALYSSON OTAVIO AMORIM SOUSA 1161392995 SSP MA

CARGO: Professor de História 5ª a 8ª Zona Rural;

ORD NOME DOCUMENTO
1. JOSE MAURICIO MOREIRA DOS SANTOS 2165429 SSP PI
2. MARINA LARICE DE SOUSA CARVALHO 2271268 SSP PI
3. ALESSANDRA MICHELLE SANTOS ARAUJO 1376769 SSP PI

CARGO: Professor de Inglês 5ª a 8ª Zona Rural;

ORD NOME DOCUMENTO
1. ARTUR LIMA DE MELO 1055408999 SSP MA
2. IGO EVANS VIEIRA LIMA 2295930 SSP PI

 

CARGO: Professor de Português 5ª a 8ª Zona Rural;

ORD NOME DOCUMENTO
1. MARIA CRISTIANE ARAUJO FREIRES 1033187981 SJSP MA
2. MARIA DA CONSOLACAO MONT

Leia Mais.

Em 2012-01-31 12:46:51 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

Por: Hildenilson Sousa
Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Timbiras-MA

O uso de drogas por adolescentes e jovens é o tema de um filme que está sendo gravado em Timbiras. O filme curta-metragem “Sai Dessa” é uma produção cinematográfica inspirada na peça teatral de mesmo título, de autoria do Médico Psiquiatra paulista Márcio Funghi de Salles Barbosa. O filme tem Roteiro e Direção de Daniel Glayson, membro fundador do grupo Foresttim.
Sai Dessa é um filme composto por 17 atores, todos (as) eles (as) de Timbiras. Além do elenco tem uma equipe de Produção, Filmagem e Edição, que trabalha na finalização das cenas. As cenas são gravadas em diversos locais da cidade. Estão sendo feitas locações em ruas, praças, residências e morros, o que resulta em mais realismo à ficção.
A narrativa de 45 minutos, conta a história do cotidiano de duas famílias de classe média que tem filhos que se envolvem com o consumo e o tráfico de drogas. Um dos jovens consegue se recuperar, enquanto que o outro morre devido ao uso excessivo de entorpecentes.
A produção audiovisual recebe apoio cultural da TV Cidade (TV Pública de Timbiras/PMT), da Câmara Municipal de Vereadores e da Ong Internacional PLAN. Recebe também patrocínio do empresário Carlos Vieira. A estréia do filme está prevista para Abril de 2012.
Daniel Glayson explicou o que pretende ao levar para o Cinema esse assunto: “Mostrar a triste realidade das drogas, sensibilizar para este problema que a cada dia é mais comum em Timbiras e Região. É um meio que encontramos para mostrar aos jovens o perigo que estão usando”.
O texto de Márcio Funghi de Salles Barbosa já foi encenado em várias cidades brasileiras e em alguns países.
Ficha Técnica:
Filme: Sai Dessa - Direção e Roteiro: Daniel Glayson
Elenco: José Franklin, Wanessa Raquel, Jackeliny Silva, Francisco Alves, Alex Rocha, João Carlos Reis da Silva, Thais Santos, Patrícia Freitas, João Batista Reis da Silva, Emanuele Valetin, Waith Menezes, Rita de Kássia, Edelson Oliveira, Junior Ramos, Leondas Junior, Marta Silva e Dionne Baia.
Imagens e Edição: Marquinhos Sales
Produção: TV Cidade – Timbiras/MA e IF Agência Digital.
 

Imagem: Acélio Trindade   www.aceliotrindade.com.br

Leia Mais.

Em 2012-01-13 10:38:48 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

Reportagem de Acélio Trindade   www.blogdoacelio.com.br   12.01.2012

Antonio José do Nascimento Mourão, de 26 anos, foi preso no povoado Campestre, zona rural de Timbiras, onde trabalhava como lavrador na roça dos pais desde que fugiu de São Paulo após a morte de sua companheira.

O delegado Zilmar Santana explicou que ao saber de sua localização por meio de denúncia anônima pediu o auxílio da Polícia Militar e foi cumprir mandado de prisão expedido pela Justiça paulista.

“Ocasião também que foi nos informado que este indivíduo estava no povoado Campestre, zona rural de Timbiras, então nós deslocamos até lá, juntamente com a Polícia Militar que cooperou com a realização da prisão e nós efetuamos a prisão do indivíduo no interior de sua residência onde ele encontrava-se escondido junto com os parentes”, disse.

HISTÓRIA DO CRIME

O crime ocorreu há 7 meses na cidade de Guariba, interior de São Paulo. Após uma discussão motivada por ciúmes o casal timbirense, que cortava cana fora do Estado, acabou separado pela morte.Oscilane, como era chamada, foi esfaqueada no pescoço e não resistiu aos ferimentos. Após isso, o principal suspeito voltou e passou a viver escondido na zona rural de Timbiras.

Zilmar Santana vai providenciar agora a transferência de Antonio para a cidade de São Paulo onde será julgado pela Justiça.

“Por enquanto ele permanece custodiado na sede da quarta delegacia regional para ser posteriormente recambiado para a Comarca de origem, cidade de São Paulo, cidade de Guariba, nós vamos comunicar a prisão dele ao juiz competente para que ele então possa solicitar a transferência”

Imagem: Acélio Trindade

Leia Mais.

Em 2011-12-28 11:30:40 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

Por: Hildenilson Sousa - Assessor de Comunicação

Os timbirenses do bairro São Sebastião agora contam com mais um benefício. Dia 25 de Dezembro de 2011 foi reinaugurado o Mercado Público, que estava fechado há 7 anos.

Vários serviços estão sendo oferecidos para a população, como a venda de carnes, frutas e verduras. Residentes do bairro e de localidades vizinhas declararam contentamento, pois não precisam mais ir ao Centro para adquirir alimentos saudáveis e de qualidade.

Cumprindo mais uma etapa de ações, a Prefeitura de Timbiras reequipou o Mercadinho de São Sebastião com pintura, ventiladores, balanças, serra elétrica, pedra de mármore e piso revestido de lajota, melhorias dentro dos padrões de conforto e higiene. O Mercado será gerenciado pelo senhor Chico Miguel. A expectativa é que a comercialização dos produtos agropecuários fortaleça a Economia da região.

De acordo com o Prefeito Nonato Pessoa (PT), esse investimento significa “O resgate de uma obra, está de parabéns o bairro São Sebastião, nossa parceria está dando certo, a comunidade é testemunha viva”.

O senhor Santos Caripina afirmou que para ele essa reinauguração “É uma grande satisfação, fico muito grato, melhorou cem por cento, esse mercado chegou no momento certo”.

Nossa reportagem foi informada pela ASCOM do Município que a Prefeitura pretende cumprir uma agenda de outros serviços na cidade.

Essa reconstrução do Mercado Público pela PMT é um atendimento de solicitações feitas pelo Vereador Francisco Morais Torres / Mexerico (PSDC).

Imagem: Carlos César

 

Leia Mais.

Em 2011-12-23 10:48:49 - Por Timbiras Hildenilson Sousa

Por: Hildenilson Sousa
Assessor de Comunicação – Timbiras-MA

O Cantor Tom Cléber fará Show dia 23 de Dezembro de 2011 em Timbiras. A apresentação do intérprete de muitos sucessos da Música Popular Brasileira acontecerá a partir das 22 h na Isa Shows e Eventos, de propriedade do Empresário e Vereador Manoel Lima Rocha. O ingresso individual custa R$ 15,00. A mesa para 4 pessoas custa R$ 70,00.
A expectativa para a festa é grande, pois Tom Cléber é considerado um dos melhores músicos do Brasil, com reconhecimento na mídia e em grandes gravadoras nacionais.
Tom Cléber é Maranhense de São João dos Patos. Gravou seu primeiro LP em 1993, e atingiu sucesso e fama em 2003 com o CD Tom Cléber – Voz e Violão. O artista já ganhou 4 (quatro) Discos de Ouro.
Esta é a segunda vez que Tom Cléber vem a Timbiras. Desta vez o astro terá, além de sua própria banda, a parceria do grupo musical local Arquivo X.
O Clube Isa Shows e Eventos fica localizado na Rua Manoel Gonçalves de Almeida, Bairro Forquilha.
Discografia
Tom Cléber já lançou 8 álbuns e 2 DVD’s. O CD mais recente (2011) é: Tudo Lembra Você, título também do seu Show atual.
 

Imagem: Google Image
 

Leia Mais.