Em 2014-06-18 16:27:00 - Por São Mateus

Imagem: SDSTRFórum Comunitário(Imagem:SDSTR)Fórum Comunitário
 A Prefeitura de São Mateus aderiu ao Selo Unicef, e a partir de agora, o município inicia uma série de atividades, dentre elas a realização do o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef realizado na manhã de hoje no auditório do Centro Pastoral Padre Cláudio. O evento tem o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente da cidade numa articulação das Secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Mulher, Saúde e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de demais entidades civis envolvidas.

"O nosso objetivo é fazer um levantamento inicial de informações sobre as diversas realidades envolvendo as crianças e adolescentes de São Mateus e diagnosticar os obstáculos que limitam a garantia dos direitos da infância e juventude" garantiu o secretário de Desenvolvimento Social Cleyton Ferreira.

Para concorrer a premiação do Selo Unicef que vai acontecer em 2016, o município deve comprovar significativo avanço nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes, a partir do comprometimento dos gestores.

O Unicef reconhece como aprovado com o selo, o município que cumprir com os requisitos adotados a partir da realização deste fórum, haja vista que a partir de agora, as ações passar a ser monitoradas.
Leia Mais.

Em 2014-05-21 15:52:00 - Por São Mateus

Imagem: ASCOMMERENDA ESCOLAR(Imagem:ASCOM)MERENDA ESCOLAR
 A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria de Educação - SEDUC começou a distribuir nesta terça-feira (20), merenda escolar nas mais de 50 escolas da zona rural e urbana da cidade e deve atender mais de 11 mil alunos da rede municipal de ensino. É mais qualidade na merenda escolar, que passa por um controle, desde o armazenamento até a distribuição e entrega nas escolas.
De acordo com a coordenação de distribuição, a entrega será feita em um tempo recorde, atendendo todas as escolas municipais das áreas urbana e rural. Receberão a merenda escolas nas quais funcionam o ensino infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
De acordo com a Secretário de educação Telma Vieira, a equipe de entrega da merenda continua trabalhando duro para realizar a entrega em todas as escolas e agradeceu o empenho e dedicação da equipe de trabalho.
Confira alguns dos itens que compõe o cardápio da merenda escolar em São Mateus:
Presunto, carne moída, polpa de frutas, queijo muçarela, salsicha, mingau de tapioca com coco, risoto de frango, carne, costela, Maria Isabel, bebidas de frutas vermelhas, chocolate, mingau de aveia com coco, arroz, feijão, macarrão, ´sopa de carne e frango, biscoito doce e salgado entre outros produtos.
Leia Mais.

Em 2014-05-21 00:52:00 - Por São Mateus

Imagem: ...Clique para ampliar...(Imagem:...)...
 Num jogo em que foi dominado pelo Sampaio Corrêa e sofreu com a velocidade dos atacantes, o Vasco consegue o empate heróico no último minuto, quando já não aparentava mais forças, com o estreante Guilherme Biteco após lance de bola parada. Em jogo que o público ficou devendo, pois mesmo pequeno o Estádio ficou praticamente vazio.
Gol do Sampaio Corrêa - Diogo Silva sai do gol, mas afasta mal o cruzamento. Bola cai nos pés de Marcio Diogo, que gira o corpo e bate no ângulo. Belo gol do Sampaio Corrêa. Minutos antes, o time maranhense teve um gol legal anulado.
Gol do Vasco da Gama - Dakson cobra a falta forte, e Rodrigo Ramos espalma para o lado. Douglas Silva pega a sobra e cruza para Guilherme Biteco. O meia domina com dificuldade, mas consegue o chute para empatar no último lance do jogo.
Leia Mais.

Em 2014-05-08 16:32:00 - Por São Mateus

Imagem: Edy LemosPrefeito Miltinho e homens da defesa civil(Imagem:Edy Lemos)Prefeito Miltinho e homens da defesa civil
 A Prefeitura de São Mateus por meio das secretarias de Administração, Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Mulher, realizou nesta quarta-feira (7) com a parceria da Defesa Civil uma grande ação social em benefício das famílias do Povoado Lage do Curral devido às cheias do Rio Mearim.
A Ação Social foi realizada graças ao um diagnóstico pré-liminar realizado in loco pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde se constatou sérios problemas decorrentes da cheia do Rio Mearim, baseados em informações colhidas junto aos moradores, as informações sobre o problema foi levado ao conhecimento do Prefeito Municipal.
Com base no levantamento, o prefeito Miltinho convocou uma reunião emergencial em que foi decidido pela realização de uma ação social com o envolvimento de diversas secretarias municipais, aonde cada uma desenvolveu atividades oferecendo serviços públicos aos moradores da localidade.
Durante a ação o prefeito Miltinho distribuiu cestas básicas aos moradores atingidos pela cheia. Segundo a Defesa Civil, o problema pode se agravar com as fortes chuvas que vem caindo na região e a ameaça da abertura das comportas da Barragem do Rio Flores. Além do Povoado Lage do Curral, a Defesa Civil colocou o Bairro Toca da Raposa e o Povoado Água Preta em alerta.
Leia Mais.

Em 2014-05-04 18:22:00 - Por São Mateus

 O prefeito Miltinho Aragão (PSB) esteve neste domingo (04) nos Povoado Conceição e Dendê na zona rural de São Mateus em mais uma ação itinerante; aos moradores desta e de outras comunidades próximas foram oferecidos serviços públicos gratuitos através da Secretaria de Saúde e da Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

Desenvolvimento Social
Moradores da comunidade tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os programas sociais do Governo Federal. As assistentes sociais Nida Silva e Janna Sotério realizaram visitas a domicílios afim de realizar cadastros daquelas famílias que ainda não são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e que se encacha no perfil do programa ação que gerou contentamento entre a população, como foi o caso da dona Maria da Conceição: eu sempre sonhei em me cadastrar mas nunca dava certo, agora eu nem precisei sair de casa o pessoal da prefeitura vieram na minha porta, to muito feliz por este trabalho" vibrou a lavradora. Os pré-cadastros feitos na comunidade serão inseridos no sistema do programa e tão logo sejam aprovados os cadastros pelo Governo Federal as famílias serão comunicadas. O secretário Cleyton Ferreira falou sobre o objetivo específico da ação: "A ideia é derrubar as fronteiras que separam o poder público dos cidadãos mais pobres e levar o serviço publico" destacou.

Saúde
Auxiliados de técnicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da área, médicos do Programa Saúde da Família atenderam de forma carinhosa crianças, gestantes e idosos e prestaram a estes atendimento médico como consultas médicas, teste de glicemia, vacinação, distribuição de preservativos, orientação sobre educação em saúde e entrega gratuita de medicamento. Participante ativo de todas as edições das ações itinerantes o Secretário Jefferson Pinheiro, avaliou o entusiasmo dos moradores em serem beneficiados com mais esta ação: "O que nos motiva, é perceber que todos os moradores das duas comunidades atendias hoje, estão satisfeito com os serviços oferecidos a eles e o nosso objetivo será sempre este, está mais próximos da comunidade, porque assim nos orienta nosso prefeito Miltinho", disse.

O prefeito Miltinho Aragão aproveitou a ação para conversar com os moradores e falar de outros serviços que estão sendo realizados em toda a cidade e aproveitou para convidar a comunidade a se fazer presente na inauguração das novas instalações do Hospital e Pronto Socorro Municipal na próxima sexta-feira (9)
"Estamos aproveitando os finais de semana para está junto da comunidade, hoje viemos beneficiar dois povoados e disponibilizar a eles serviços públicos, na Conceição por exemplo tem uma escola que já existia a vários anos que nem água tinha, quando assumimos a gestão municipal, além de reformar toda a escola, resolvemos o problema d"água e agora as crianças tem água potável na escola, portanto, a cada gesto estamos reconstruindo nossa cidade" destacou o prefeito.

Esta é 5ª edição da ação itinerante realizada pela prefeitura de São Mateus apenas em 2014, moradores do Povoado Curva, Vila Nova (antigo bairro Rivelino), Povoado Veloso, e Povoado Lago Verde foram as comunidades beneficiadas nas edições anteriores. Secretários, assessores, servidores do governo e alguns vereadores fizeram parte da comitiva que acompanhou o prefeito Miltinho.
Leia Mais.

Em 2014-04-22 15:00:00 - Por São Mateus

 Um grave acidente aconteceu agora pouco na BR-135 no trecho conhecido como Campos de Perizes. Uma Van indo da cidade de Morros para São Luis colidiu de frente com um micro-ônibus que fazia o trajeto São Luis - Pirapemas, o motorista e o cobrador da Van que ia de Morros para São Luis morreram na hora, um helicóptero do GTA foi usado para atender no socorro de três vítimas em estado gravíssimo, ambulâncias do Corpo de Bombeiro e do SAMU foram acionados para socorrer as demais vitimas, a PRF esteve no local fazendo a perícia afim de saber as causas do acidente e controlando o trânsito que está bastante lendo no local.
Suspeitas levam a crer que ambos os carros estavam em alta velocidade. Com mais este acidente envolvendo vans, volta a tona o debate sobre o transporte alternativo no Estado do Maranhão.

Confira as imagens em www.saomateusemoff.com.br
Leia Mais.

Em 2014-04-16 22:34:00 - Por São Mateus

Imagem: Jonatas CarlosDistribuição de peixe na semana santa(Imagem:Jonatas Carlos)Distribuição de peixe na semana santa
 Nesta quinta-feira, dia 17 de abril, a Prefeitura de São Mateus irá distribuir gratuitamente 5 mil quilos de peixe às famílias carentes.
A distribuição será realizada no Espaço Cultural no centro da cidade cidade a partir das 8h30min. Para o prefeito Miltinho Aragão (PSB), é essencial que as pessoas mais carentes tenham a chance de cumprir as tradições e comer o peixe na sexta-feira santa. “O nosso governo também está voltado para as pessoas que mais precisam, o ideal seria que todos tivessem condições financeiras de comprar seu próprio peixe, como isto não acontece, estamos possibilitando que as famílias mais carentes também tenham uma semana santa mais digna” disse o prefeito.
Leia Mais.

Em 2014-04-15 15:04:00 - Por São Mateus

 O detento André Valber Costa Mendes, de 25 anos, foi encontrado morto, no fim da noite de ontem, em uma cela do Centro de Detenção Provisória (CDP), unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. É o terceiro detento assassinato no presídio em três dias e o sétimo neste ano.
André havia chegado na manhã de ontem ao pavilhão Delta CDP para cumprir pena de 26 anos por assalto. Às 22h30m de segunda-feira, o detento foi enforcado por outros presos. Entre a tarde do último sábado e a de domingo, duas mortes já haviam ocorrido na Central de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas.
João Altair Oliveira Silva, de 18 anos, foi encontrado morto no corredor da CCPJ às 17h de sábado. Ele tinha perfurações pelo corpo, provocadas por “chuços” (facas artesanais). Por volta das 16h30 de domingo, Wesley Sousa Pereira, de 24 anos, foi achado enforcado no bloco D, cela 14, da mesma unidade.
Leia Mais.

Em 2014-04-03 15:23:00 - Por São Mateus

Imagem: Jonatas CarlosPrefeito Miltinho ladeado pelos contadores contábeis Léo e Roni(Imagem:Jonatas Carlos)Prefeito Miltinho ladeado pelos contadores contábeis Léo e Roni
 O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão concedeu na última terça-feira (1) a certidão liberativa ao Prefeito Miltinho Aragão (PSB). A emissão desta certidão é a prova da boa utilização dos recursos e demonstra que o prefeito cumpriu durante o exercício de 2013 com os limites constitucionais e obedecendo os limites de gastos com pessoal, caso não fosse emitida esta certidão o prefeito não poderia assinar nenhum convênio durante o ano de 2014 sendo impedido de receber recursos estaduais e federais. Dos 217 municípios maranhenses São Mateus foi uma das primeiras prefeituras a entregar sua prestação de contas relativos ao exercício de 2013.
Portanto, esta certidão liberativa disponibilizada ao prefeito de São Mateus do Maranhão é um exemplo de boa gestão e de comprometimento com a utilização dos recursos públicos.
O prefeito Miltinho, fez questão de ir pessoalmente ao gabinete da presidência do TCE receber a certidão liberativa, na imagem acima, o prefeito aparece ao lado dos Contadores que prestam serviço à Prefeitura de São Mateus, Dr. Léo Nogueira e Dr. Roni Rabelo, ambos da Meritu Assessoria e Consultoria Contábil.
Leia Mais.

Em 2014-02-14 11:57:00 - Por São Mateus

 Pela primeira vez na história de São Mateus, um prefeito chamou a sociedade para acompanhar e conferir sua prestação de contas de primeiro ano à frente da administração municipal. Foi o que fez Miltinho Aragão (PSB) na manhã desta segunda-feira (10), na sala de sessões da Câmara Municipal da cidade.
Em 2013, o prefeito reorganizou as finanças e colocou ordem no caos administrativo herdado da gestão anterior. Miltinho mostrou aos presentes os avanços conquistados até agora e os objetivos para os próximos três anos. "Tivemos muitos problemas em 2013, mas tudo aquilo que planejamos executamos. Em 2014, não tenho dúvida, será o ano da colheita, pois saneamos as contas do município, que nos foi entregue com todas as dívidas que se possa imaginar”, projetou o prefeito.
Miltinho falou das dificuldades superadas pela prefeitura no ano passado. “Enfrentamos crise em todas as áreas da administração municipal. Éramos uma das cidades mais violentas, após implantarmos a Guarda Municipal, os índices de criminalidade baixou para quase zero"".
Como projetos iniciados em 2013 e que serão concluídos este ano, Miltinho ressaltou: “Temos muitos projetos em todas as áreas. Iremos construir agora em 2014 duas creches, sendo uma no bairro Tânia Amorim e outra na Vila Lobão, iremos construir duas quadras poli esportivas cobertas sendo uma na Vila Barreto e outra na Camargo Correa, estamos construindo uma Unidade de Saúde no Bairro Ayrton Senna e vamos inaugurar até o meio do ano, estamos comprando mais uma ambulância, ou seja, entramos no governo com apenas uma ambulância velha e em pouco mais de um ano de gestão já estamos chegado a quarta ambulância, nos próximos meses iremos ser contemplados com mais dois veículos para o transporte escolar, nos próximos meses estaremos com o hospital municipal todo equipado e reformado, no segundo semestre estaremos implantando o SAMU com duas ambulâncias. Nossos compromissos de campanha serão todos cumpridos ao longo dos quatro anos da nossa gestão. Quero fazer uma administração que irá marcar a história daqueles que mais necessitam do apoio da prefeitura”.

População aprova
O senhor Francisco, morador da Vila Barreto, falou sobre a importância do evento de prestação de contas para a população. “Eu moro a vários anos em São Mateus, já vi prefeito de todo jeito, mas nunca vi um prefeito que prestasse contas para a população como está fazendo o Miltinho”, afirmou.
Estavam presentes membros da sociedade organizada, como sindicatos, associações classistas, vereadores, lideranças de bairro, estudantes, servidores públicos e empresários.
O evento durou toda a manhã e início de tarde.
Leia Mais.