Em 2008-12-27 15:24:32 - Por Rosário Renato Waquim

ROSÁRIO - Um preso ainda não identificado foi encontrado enforcado em sua cela com uma corda de nylon na madrugada desta sexta-feira (26) na Delegacia de Polícia de Rosário. Segundo informações, o preso dividia a cela com mais 4, e aguardava a decisão da Justiça. Ninguém na delegacia quis falar sobre a causa da morte. Ainda de acordo com informações, a Secretaria de Segurança Cidadã deverá instaurar uma sindicância para apurar as circunstâncias. Até o fechamento desta edição não obtivemos os dados de identificação do preso falecido. Em instante maiores informações.

Fonte: Blog Rosário Notícias.

Leia Mais.

Em 2008-12-27 07:00:41 - Por Rosário Renato Waquim

 

 

 

 

 

 

 

Por Renato Waquim.

 

Rosário - O dia 01 de janeiro é a data da primeira Sessão de 2009 na Câmara Municipal quando acontecerá a Posse dos 9 Vereadores eleitos no último pleito. Na ocasião será eleita a Nova Mesa Diretora da Câmara, quando vamos conhecer o Presidente, Vice-presidente e Secretários da Câmara, as conversas já foram iniciadas e quatro vereadores estariam até o momento na disputa, os favoritos são Magno Nazar (PRP) e Jardson Frazão (PTB), correndo por fora estão Willame Anceles (PSB) e Nestor (DEM).

Magno Nazar de volta a Câmara é um dos favoritos, é o candidato do Prefeito eleito Marconi Bimba (PRP) e já possui alguns votos declarados. Já o grande favorito é o vereador reeleito Jardson Frazão da nova oposição (atual Governo Ivaldo) .

As lideranças do Governo que estar acabando apostam nos votos dos sete vereadores eleitos pelo atual Prefeito Ivaldo Cavalcante (PTB), para assim no dia 01 Janeiro o já ex-prefeito fazer o Presidente da Câmara e iniciar sua oposição ao novo Prefeito que o povo escolheu nas urnas.

Até o dia 01 muitas conversas devem acontecer e não duvide se mudarem os nomes dos favoritos, mas uma disputa pela Presidência entre Magno e Jardson já é dada como certa por lideranças dos dois lados interessados.  

Leia Mais.

Em 2008-12-27 06:59:29 - Por Rosário Renato Waquim

Por Renato Waquim

 


Progresso - Em entrevista exclusiva o Prefeito eleito de Rosário, Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP) anunciou que vai criar a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia que colocará a cidade de vez no mundo cientifico, valorizando nossos pesquisadores.

Entre outras finalidades, a pasta deverá atrair recursos financeiros de entidades governamentais e não-governamentais para custeio e investimento de projetos científicos e tecnológicos, além de fomentar a inovação e a utilização de novas tecnologias como fatores de crescimento sustentado e inclusão.

“Não podemos ficar parados enquanto são criados grandes projetos industriais na região, por esse motivo precisamos instituir a nova pasta na dimensão municipal e com ela uma política pública de Ciência, Tecnologia e Inovação que tem como paradigma a Inclusão Social”, afirmou Marconi Bimba.

“A Secretária de Ciência e Tecnologia será parceira da Secretária de Juventude e Meio Ambiente (que também será criada) na capacitação profissional e nos trabalhos científicos, numa nova Rosário que terá a Educação e o Desenvolvimento Sustentável como prioridades”, disse Bimba.

A participação do poder municipal nesse processo é algo extremamente recente e que tomou maior impulso com a criação, no governo Lula, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia – SECIS – MCT.

Leia Mais.

Em 2008-12-27 06:53:37 - Por Rosário Renato Waquim

 

 

 

 

 

 

 

Por Renato Waquim

Rosário - No próximo dia 01 de Janeiro de 2008 o Prefeito eleito Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP) ao lado do Vice-prefeito eleito Ezequias Amorim (PRP) vão receber o comando da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT) numa cerimônia pela manhã que deverá acontecer na Praça da Matriz.

Novidades - Bimba ainda não confirmou os nomes daqueles que vão comandar os Guardas Municipais e os Agentes de Trânsito, por isso a expectativa é grande, mas prometeu durante sua campanha organizar importantes treinamentos, manutenção da sinalização, entregar equipamentos e veículos, além de construir postos de segurança e prédios para abrigar as sedes destes órgãos. Outras novidades ficam por conta das novas Políticas Municipais de Segurança Pública e a parceria que o novo Governo Municipal tentar organizar entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal no Projeto “Dobradinha”.  

 

Leia Mais.

Em 2008-12-27 06:35:43 - Por Rosário Renato Waquim

 

 

Por Renato Waquim e Josenilson de Jesus.


"Escola de Vida" é um Projeto de sucesso da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) em várias escolas estaduais, no Maranhão, com apoio logistico das regionais e no último dia 19 pela manhã a Praça Benedito Leite na cidade de Rosário/MA foi palco de mais uma etapa desse importante Projeto, onde centenas de estudantes de várias escolas rosarienses participaram de diversas atividades, entre exposições e capacitações básicas, oficinas artistico-culturais e desportivas, como capoeira, taenkwondo e entre outras.

 - O Programa Escola de Vida, executado com recursos do tesouro estadual pela SEDUC, tem como objetivo otimizar os espaços da escola, democratizando o acesso à comunidade por meio da oferta de cursos na área de capacitação básica, oficinas artistico-culturais e desportivas, desenvolvidas nos finais de semana, visando à melhoria da qualidade de vida da população. O Programa Escola de Vida atende hoje 447 escolas em 82 municípios e tem duração de quatro meses com carga horária de 34 horas. Após a conclusão de uma etapa a escola pode requisitar da Seduc a aplicação de mais oficinas, conforme a demanda de estudantes ou pessoas da comunidade.

 


Confira mais imagens:

Leia Mais.

Em 2008-12-27 06:33:42 - Por Rosário Renato Waquim

Santa Rita - A juíza Laysa de Jesus Paz Martins Mendes, titular da Comarca de Santa Rita/MA, realizou no último dia 15 de Dezembro de 2008 a primeira sessão do tribunal do júri, naquela cidade, que condenou Josean de Jesus Ferreira Brandão a 5 anos de reclusão em regime semi-aberto.

De acordo com o processo, Brandão, Dó, de 19 anos, assassinou a golpes de facão Antônio Silva Rosa, conhecido como Lili. O crime aconteceu em 20 de novembro de 2007, no povoado Ramal da Matinha, em Santa Rita. O advogado Juarez Santos, que fez a defesa do réu, alegou legítima defesa, relatando que Dó era assediado sexualmente por Lili há vários anos. Consta no processo que a vítima chegou a invadir a casa do réu e ameaçar sua família de morte.

Convencido pela defesa, o conselho de sentença terminou o condenando por crime de homicídio privilegiado, cuja pena será cumprida inicialmente em regime semi-aberto. A sessão ocorreu na Escola Orlando Gazileu de Carvalho, com a presença de parentes dos envolvidos.

Fonte: Comarca de Santa Rita/MA.

Leia Mais.

Em 2008-12-27 00:00:19 - Por Rosário Renato Waquim

A tentativa de impedir a posse do prefeito reeleito e do vice está atiçando os edis na briga de Presidente da Câmara. Se o TRE barrar a posse, assume a prefeitura o Presidente da Câmara, a ser eleito dia 1º . O presidente fica no cargo até aposse do prefeito.

Candidatos: Dineide e Alan são os dois nomes até o momento, mas uma fonte segura, revelou que uma surpresa deverá esquentar a disputa.

Clique aqui e confira mais informações.  

Leia Mais.

Em 2008-12-26 23:57:52 - Por Rosário Renato Waquim

Por Renato Waquim

 

Rosário - Depois do Natal é hora de escolher as roupas para o Réveillon e a Posse dos novos Legislativo e Executivo Municipal. E para atender a expectativa dos consumidores, os comerciantes enchem as lojas de novidades e de promoções. Já entre os outros artigos, a figura do Sapo é a mais procurada, desde ursinhos de pelúcia a bolsas.
 

Leia Mais.

Em 2008-12-26 22:30:11 - Por Rosário Renato Waquim

Por Renato Waquim

 

Rosário  - É grande a expectativa da comunidade rosariense em relação ao prefeito eleito Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP) com 7710 votos, 38,99% dos válidos e mais de 3 mil de diferença para o segundo colocado, um resultado que não é superado nem mesmo somando os votos do segundo colocado com o terceiro.

O Prefeito eleito de Rosário em 2008 é a esperança principalmente agora que o Município está praticamente abandonado pelo ainda prefeito Ivaldo Antonio Cavalcante (PTB), que saiu derrotado na eleição passada.

Bimba precisa agora articular-se para “conquistar” a maioria dos vereadores e fazer a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rosário - MA. Ele conseguiu eleger apenas dois vereadores, os demais foram eleitos pela coligação do atual Prefeito.  

Leia Mais.

Em 2008-12-26 22:21:23 - Por Rosário Renato Waquim

 

Numa bonita festa a Igreja Assembléia de Deus, comemorou 60 anos de atividades em Rosário. Com uma extensa programação que iniciou no dia 17 até o dia 23 de novembro próximo passado. Confira as fotos depois de caminhada pelas ruas de Rosário:
 

Clique aqui e confira mais informações.

Leia Mais.