Em 2011-02-21 23:59:59 - Por Imperatriz Gil Carvalho

Imperatriz - Sob a coordenação da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e Assessoria de Comunicação, a Prefeitura promete realizar este ano o maior e mais organizado carnaval dos últimos anos. Uma prova dessa organização aconteceu durante o lançamento da programação momesca e apresentação das candidatas ao concurso de Rainha do Carnaval em solenidade realizada no último dia 11, na Elciana Eventos.
Na ocasião, o prefeito Sebastião Madeira deixou bem claro que colocará à disposição dos foliões locais e visitantes, toda estrutura da Prefeitura de Imperatriz, através de suas secretarias e autarquias. Cada uma delas cumprirá sua função social, para que o período carnavalesco seja de paz, alegria e que os foliões possam brincar com toda desenvoltura inerente ao carnaval, e com toda segurança.
Dentro desse contexto, a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) também se organiza com sua parte que é coordenar os vendedores ambulantes que trabalharão durante todo o período de carnaval no Viva Beira Rio, um dos locais de concentração da festa. Este ano, não haverá exclusividade de qualquer marca de cerveja, todos venderão e bebida da preferência do brincante.
Desta forma, o titular da Sepluma, Enéas Nunes Rocha enviou ofício circular aos ambulantes e convida os interessados a participarem de uma reunião que se realizará na próxima terça-feira (22), a partir das 09h00, no auditório da Prefeitura, Shopping Imperatriz, 2º Piso, localizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Souza, 1.400.
Enéas Rocha lembra que, “na oportunidade trataremos sobre o cadastramento dos vendedores ambulantes para o período de carnaval, no Viva Beira Rio”. O secretário de Planejamento urbano e Meio Ambiente deixa claro que a presença de todos é de fundamental importância, pois os que não comparecerem correm o risco de não serem cadastrados.

Leia Mais.

Em 2010-12-24 07:08:09 - Por Imperatriz Gil Carvalho

A deputada Helena Barros Heluy (PT) recebeu, pela segunda vez, a premiação da “Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos”, concedida pelo Governo do Estado a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na promoção, defesa e proteção dos Direitos Humanos previstos na Constituição Federal, no ano de 2010.
A outorga da “Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos”, em comemoração aos 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, organizada pela secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), premiou personalidades em 17 categorias. A deputada Helena, recebeu a honraria na categoria Direito à Memória e à Verdade.
Essa categoria segundo os organizadores, “compreende não somente o resgate à memória da luta contra a ditadura militar no Brasil, mas promovendo a reflexão sobre a história brasileira, especialmente, sobre os fatos importantes ocorridos naquele período, apresentando o cenário político-cultural e seu importante papel na construção da sociedade e do pensamento atual, possibilitando à população o conhecimento da história recente do país, contribuindo para a construção de mecanismos de defesa de direitos humanos”.
A “Ordem Timbira em Direitos Humanos”, instituído pela Portaria nº 29 de 6 de novembro de 2009, que consiste na concessão de diploma e medalha, premiou a deputada Helena, no ano passado, na categoria Enfrentamento à Tortura.


 

Leia Mais.

Em 2010-12-24 07:04:04 - Por Imperatriz Gil Carvalho

O Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão não funcionará nesta sexta-feira (24), véspera do dia de Natal, mas manterá plantão juidicial no Tribunal e Fórum Astolfo Serra (sede das Varas da capital). A decisão consta do Ato GP nº 244/2010. A equipe de servidores que trabalha durante o recesso retoma suas atividades na segunda-feira (27).
Na sexta e no sábado (dias 24 e 25), o plantonista da segunda instância (TRT) será o desembargador José Evandro de Souza e, no domingo e na segunda-feira (dias 26 e 27), o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho.
No Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, estarão de plantão os juízes Nélson Robson Costa de Souza (dia 24), Márcia Suely Correa Moraes (dia 25), Maurílio Ricardo Néris (dia 26) e Márcia Suely Correa Moraes (dia 27).
O contato com as equipes de plantão pode ser feito pelos telefones celulares (98) 8864-1083 (TRT) e 8864-1082 (Varas do Trabalho).
O TRT fica localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001, bairro Areinha, em São Luís. O Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas da capital, está localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, s/nº, Areinha, próximo ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).
 

Leia Mais.

Em 2010-12-08 10:44:44 - Por Imperatriz Gil Carvalho

Imperatriz – O Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Imperatriz realiza nessa sexta-feira (10), no horário das 8h às 13h, eleição para escolha da nova diretora para o biênio 2011-2012.
Pelo menos duas chapas concorrem ao pleito: A chapa 1 é composta pelo atual presidente Rui Miranda Chaves; Eva Pereira do Nascimento (vice-presidente); Francisca Sousa (1° secretária); Marinalva Santana (2° secretária); Hozana Matos (1° tesoureiro) e Dorivan Sousa (2° tesoureiro).
A chapa 2 é formada por Francisco Valdir da Silva Mendes, o Ceará (presidente); Joab Saraiva Lima (vice-presidente); Antonia da Conceição (1° secretária); Elizângela Lima Silva (2° secretária); Francisca Bezerra (1° tesoureira) e Eudilamar Martins Reis (2° tesoureira).

 

Leia Mais.

Em 2010-08-19 10:37:37 - Por Imperatriz Gil Carvalho

Chiquim da Diferro reivindicou instalação de padais eletrônicos e construção de rotatória na rua Padre Cícero, no Santa Rita

Imperatriz – A maioria dos vereadores propôs ontem (19) ao município a realização de campanha de educação no trânsito em Imperatriz. A medida tem o objetivo de reduzir o número de acidentes que, nestas últimas semanas, tem sido registrado quase que diariamente nas ruas e avenidas que foram beneficiadas com obras de recapeamento asfáltico.
Para reduzir o percentual de acidentes, o vereador Raimundo Roma solicitou à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) a construção de lombada de 5 a 8 centímetros de altura e 50 a 60 centímetros de largura, na rua Sousa Lima, em frente à Delegacia Regional de Segurança Pública, no Centro.
Na semana passada, acidente neste cruzamento envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete S-10 atingiu um casal de idosos que foram atendidos por policiais civis, militares e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “A situação é considerada dramática, pois infelizmente os motoristas que dirigem de forma imprudente estão sendo mutilados no trânsito de Imperatriz”, lamenta.
Roma contabiliza uma média de cinco a dez acidentes de trânsito que diariamente estão sendo registrados na cidade, lotando os leitos do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. “Temos que buscar alternativas para reverter urgentemente essa situação no trânsito, pois os motoristas precisam ser conscientizados da necessidade de conduzir veículos de maneira defensiva”, aconselha.
Francisco Rodrigues da Costa, o Chiquim da Diferro, sugeriu a construção de rotatórias em pontos estratégicos da cidade, semelhante a um modelo utilizado na cidade de Goiânia (GO), como forma de reduzir os acidentes de trânsito em Imperatriz. “Já apresentei esse modelo ao secretário cabo J. Ribamar (Setran) e ao prefeito Sebastião Madeira. Os dois (prefeito e secretário) chegaram a aprovar o projeto, mas até o hoje nunca chegou a ser colocado em prática”, afirma.
O vereador ressaltou que propôs doar o cimento ao município para vê construído algumas rotatórias em bairros, como no cruzamento da Avenida Ceará, com a rua Padre Cícero, via de acesso ao grande Santa Rita. “Tenho certeza que a construção de rotatórias em alguns cruzamentos resolverá em definitivo o problema no conturbado trânsito de Imperatriz”, garante.
“Se o município não quiser executar esse projeto, gostaria apenas da autorização da Setran para construir uma rotatória na região do grande Santa Rita”, defendeu ele, que pretende contribuir com o trânsito e a melhoria do aspecto urbanístico da cidade. “Já cheguei a construir quatro praças em bairros e povoados, só gostaria dessa autorização para iniciar a construção dessas rotatórias”, emendou.
O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador Hamilton Miranda, também defendeu a realização de uma ampla campanha educativa no trânsito, com a finalidade de tentar sensibilizar os motoristas a redobrar a atenção no trânsito, principalmente nos trechos que foram recapeados. “Já imaginou quando esse serviço de asfaltamento chegar aos bairros? Será um Deus nos acuda!”, questionou.

 

Leia Mais.

Em 2010-08-11 10:07:08 - Por Imperatriz Gil Carvalho

Sanches defendeu indicação que pretende disciplinar o uso de alto-falantes e amplificadores de som

Imperatriz – O problema no trânsito de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, foi exaustivamente discutido na sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal de Vereadores.
Em sua fala, o vereador Raimundo Nonato Gonçalves da Silva, o Raimundo Roma, solicitou em caráter de urgência ao prefeito Sebastião Madeira e ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) a contratação de uma Companhia de Engenharia de Tráfego, para melhor atender e organizar o trânsito de Imperatriz.
“O trânsito está caótico, sendo necessário a urgente contratação de uma empresa especializada em Engenharia de Tráfego”, defendeu ele, que propôs ainda a realização de uma companhia educativa junto aos veículos de comunicação de Imperatriz.
Já o vereador Edmilson Sanches defendeu a instalação de sinalização de trânsito com proibição de uso de alto-falantes e amplificadores a duzentos metros das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, quartéis e outros estabelecimentos militares, hospitais e casas de saúde, escolas, bibliotecas, igrejas e teatros em funcionamento.
Ele assinala que a proibição atende ao disposto no Artigo 39, parágrafo 3º, I, II e III, da Lei Federal nº 9.504/97. “A comunidade tem reclamado, neste período eleitoral, do excesso do volume sonoro dos carros de som que passam, sem respeitar a legislação, em frente a escolas e hospitais”, disse.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Amauri Alberto Sousa, o Alberto Sousa, reivindicou à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) a construção de uma ponte sobre o riacho Capivara, situada à rua Rio Grande do Norte, no bairro Santa Rita.

 

 

Leia Mais.

Em 2010-07-14 10:40:40 - Por Imperatriz Gil Carvalho

Vereador Chiquim da Diferro diz que Prefeitura de Imperatriz deve seguir o exemplo de Salvador (BA)

Imperatriz – O vereador Francisco Rodrigues da Costa (PMN), o Chiquim da Diferro, defendeu ontem que a Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) faça cumprir a Lei Ordinária nº 1.236/08 que dispõe sobre atendimento aos usuários das agências bancárias e casas lotéricas estabelecidas no município.
A lei, promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Hamilton Miranda, diz textualmente que “as instituições financeiras ficam obrigadas a cumprir, no prazo de 30 dias, a Lei Ordinária, sob pena de pagar multas diárias de 500 reais, sendo que, em caso de reincidência, a mesma será cobrada o dobro, além da suspensão do alvará de funcionamento”.
“Em Salvador (BA), o prefeito João Henrique (PMDB) determinou nesta semana a interdição de duas agências do Banco do Brasil que desrespeitaram pela quinta vez a lei municipal que estabelece um prazo máximo de 15 minutos para os clientes serem atendidos em dias normais”, assinala ele, sugerindo ao prefeito Sebastião Madeira que faça o mesmo com bancos e casas lotéricas que desrespeitam a Lei das Filas, em Imperatriz.
Chiquim da Diferro observa que com a lei ficam obrigadas às agências bancárias e casas lotéricas estabelecidas na cidade a implantarem serviço de atendimento por meio de senha eletrônica, instalação de assentos, sanitários masculino e feminino e bebedouros para utilização dos usuários. “Essa lei é resultado das constantes reclamações da comunidade imperatrizense que anseia melhoria no atendimento bancário, devendo ser mensurado pelo bilhete de senha o horário de chegada e o do atendimento no guichê”, disse.
Ele explica que “o tempo de atendimento corresponde, em dias normais, de 15 a 30 minutos; vésperas e após feriados; nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais; nos dias de vencimento das contas das concessionárias de serviços públicos e nos dias de pagamento dos pensionistas e aposentados do INSS será de 30 a 40 minutos. “Temos que fazer valer essa lei em Imperatriz; os bancos precisam respeitar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, finaliza.

 

Leia Mais.

Em 2010-07-07 15:52:52 - Por Imperatriz Gil Carvalho

Buritirana – O ex-prefeito de Buritirana, Antônio do Leque de Souza (PP), que participou da grande convenção estadual promovida pelo Partido Progressista, no ginásio do Dom Bosco, em São Luís, onde homologou a pré-candidatura a deputado estadual do Dr. Antonio de Pádua destaca que amigos, correligionários políticos e lideranças comunitárias trabalham para levar à região – de Senador La Rocque a Amarante do Maranhão – o projeto político de um deputado comprometido com o bem-estar do povo Tocantino.
Para ele, “o médico Antônio de Pádua reúne conhecimento e disposição em viabilizar recursos e projetos voltados às áreas da saúde pública, da infraestrutura e, sobretudo, da educação de jovens que concluem o ensino médio em Buritirana”.
“Nós teremos na Assembléia Legislativa um deputado estadual que será o ‘porta-voz’ de Imperatriz e da região Tocantina, pois o pré-candidato a deputado Dr. Pádua demonstra grande interesse em trabalhar pela comunidade”, reconhece o ex-prefeito que pretende levá-lo a todas as localidades de Buritirana e da região Tocantina.
De Buritirana, o vereador James Alves de Oliveira (PV), o campeão de votos na última eleição (605 sufrágios), destaca o seu irrestrito apoio a pré-candidatura do Dr. Pádua a deputado estadual. “Fomos a convenção estadual realizada em São Luís, onde percebemos que estamos no caminho certo, pois a pré-candidatura do Dr. Pádua é autêntica do povo do sul do Maranhão”, diz ele.
James Oliveira considera de suma importância que Buritirana tenha um deputado estadual para que aloque recursos com objetivo de melhorar a infraestrutura do município, pois lamenta que, embora tenha sido destinado emenda para a cidade a gestão atual não aplicado corretamente em obras para melhorar a vida da comunidade do município. “Nós confiamos no pré-candidato Dr. Pádua, pois garantiu que eleger deputado estadual assegurou que não apenas alocará recursos, mas pretende fiscalizar a aplicação das verbas públicas destinada aos municípios”, finalizou.

 

Leia Mais.

Em 2010-07-06 16:14:14 - Por Imperatriz Gil Carvalho

Programa Compra Antecipada
beneficiará quatro entidades
Coral do PETI participará da programação alusiva aos 158 anos de Imperatriz

Imperatriz – O secretário Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) Márcio Renê informou ontem à reportagem que o Programa Compra Antecipada, desenvolvido em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deverá beneficiar quatro entidades contemplando mais de duzentos produtores rurais em Imperatriz.
“Os recursos para financiamento chegam a quase um milhão de reais para fornecerem produtos para mais de 80 instituições no município de Imperatriz”, disse ele, destacando ainda que na área de segurança alimentar o Restaurante Popular tem prestado um relevante serviço na área social.
Ele ressalta que extensa programação marcou na semana passada três anos de fundação do Restaurante Popular de Imperatriz. “Temos que destacar ainda que o Banco de Alimentos tem conseguido arrecadar todos os meses mais de 40 toneladas de alimentos, contribuindo com entidades e instituições sociais”, frisa.
158 ANOS – O secretário assinala que uma grande festa também marcará os 158 anos de fundação de Imperatriz. A programação, elaborada pela Assessoria de Comunicação Social, também contará com a participação do coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). “Teremos ainda trezentos casamentos comunitários no próximo dia 18 de agosto, cuja programação faz parte do aniversário dos 158 anos de Imperatriz”, conclui.

 

Leia Mais.

Em 2010-03-17 11:40:44 - Por Imperatriz Gil Carvalho

Imperatriz – Promover a capacitação de Conselheiros Tutelares e de Direitos de modo a ampliar os seus conhecimentos na área dos direitos sociais, as políticas públicas e legislações específicas, a fim de potencializar suas atuações no exercício de suas competências legais na área da infância e juventude. Esse é o objetivo do curso lançado ontem, no auditório do Imperatriz Shopping, pela Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e a Prefeitura Municipal de Imperatriz.
Leila Brandão Sousa Andrade, supervisora de desenvolvimento de talentos humanos da Escola de Governo do Maranhão, explica que a meta do curso é expandir a interiorização das ações de capacitação para aprimoramento das organizações e relações intersetoriais. “A criança e o adolescente é uma prioridade absoluta e responsabilidade de todos os gestores”, disse.
Ela diz que a capacitação é uma forma de educação e de fundamental importância para quem trabalha com a questão social, principalmente quando é para garantir a efetividade e eficácia dos direitos da cidadania. “Nesse processo, a compreensão e o domínio de conhecimentos de legislações específicas, e no campo das políticas públicas, são indispensáveis”, frisa.
O prefeito anfitrião Sebastião Madeira, que prestigiou a abertura da capacitação dos Conselheiros Tutelares e de Direito, saudou os representantes dos municípios de Amarante do Maranhão, Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene e Senador La Rocque.
O secretário Municipal de Governo e Projetos Estratégicos, Carlos Gomes de Amorim, destacou a importância do curso de capacitação destinado aos conselheiros tutelares não apenas de Imperatriz, mas dos municípios da região Tocantina. “Esse é um trabalho nobre, pois quanto mais se prepararem, mais conhecimentos terão sobre a legislação em vigor”, disse.
Antes, o prefeito Madeira comentou que participou junto com a secretária Conceição Madeira, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, de uma entrevista coletiva à imprensa para esclarecer sobre os boatos sobre o vírus H1N1, a chamada gripe “A”. “Em Imperatriz não morreu ninguém vítima da gripe ‘A’, o único caso existente é de um paciente que veio de Açailândia que se encontra isolado no Hospital Regional Materno Infantil (HRMI)”, disse.
Em sua fala, o prefeito Madeira agradeceu e parabenizou o governo do Estado em ter viabilizado “essa capacitação e ao mesmo tempo se preocupando com a eficiência do trabalho a criança e ao adolescente no Maranhão”. “Recebi uma comissão que pediu o apoio do município para a realização desse evento”, disse.

Abrangência – O programa contemplará inicialmente seis unidades regionalizadas (e suas abrangências municipais) tendo-se como local de realização dos eventos os municípios de São Luís (região da ilha do Maranhão); Presidente Dutra (região Pré-Amazônia); Caxias (região Timbiras); Timon (região médio Parnaíba); Pinheiro (região Pericumã) e Imperatriz (região Tocantina).

 

 

 


 

Leia Mais.