Em 2012-11-24 14:59:00 - Por De Matões

 Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias

Na manhã da última quinta-feira (22), o produtor musical da banda Aviões do Forró, Sávio Maia, e o cinegrafista da Tv Meio Norte de Matões, Wandeson Maycon, compareceram para uma audiência preliminar no Fórum de Matões.

Sávio é acusado pelo cinegrafista de tê-lo agredido com um soco no olho, quando da apresentação do show da banda Aviões do Forró na cidade, no último dia do festejo de agosto deste ano.

O produtor chegou de táxi ao Fórum, bem cedo, acompanhado do seu advogado, Dr Valdeci. A vítima no processo, que tem o Dr. Eduardo Loiola como defensor dativo, chegou com o diretor da Tv Meio Norte de Matões, Reinaldo Vieira. Autor e vítima no Processo, embora estivessem próximos, evitaram cumprimentos e olhares.

Por volta das 11:00h, o juiz titular da Comarca de Matões, Dr. Dennys Carneiro Rocha, abriu a audiência. Em seguida, devido a ausência injustificada do representante ministerial, o promotor Dr. Antônio Borges Nunes Júnior, o juiz declarou finda a sessão. As partes se comprometeram a comparecer em nova audiência preliminar no dia 29 de janeiro de 2013.

Esta não é a primeira vez que a sessão é adiada. De acordo Ata de Audiência de Instrução e Julgamento, no dia 13 de novembro deste, as partes estavam intimadas para a audiência preliminar, onde compareceram apenas o promotor de Justiça e a vítima. Naquela ocasião, o Autor do Fato no processo, Sávio Maia, justificou a sua ausência  através de Ofício.

Reveja Matéria postada por este blog sobre o caso da agressão:


Produtor da banda Aviões do Forró agride cinegrafista da TV Meio Norte de Matões

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias

Durante o show da banda Aviões do Forró, em Matões, há três semanas (domingo 26 de agosto), no 8° Matões Fest, o produtor musical Sávio Maia agrediu violentamente o cinegrafista da TV Meio Norte local, Wandson Maycon, 20 anos, causando séria lesão no olho esquerdo do rapaz.

A agressão aconteceu após o produtor se irritar com as filmagens que estavam sendo feitas para o arquivo da TV Meio Norte, que é contratada da Prefeitura Municipal de Matões, instituição realizadora do evento em que a banda estava se apresentando. Segundo testemunhas, com gestos de ameaça de degola e lançando insistentemente luz de laser nos olhos e na câmera do cinegrafista, que estava no meio da multidão, a mais de 20 metros de distancia do palco, Sávio Maia mandou um segurança da banda até o rapaz. Abrindo caminho com extrema violência, o segurança quebrou o equipamento de filmagem e tentou atacar Wandson que foi protegido pelo público.

O cinegrafista foi levado para conversar no palco, no entanto ao subir a escada de acesso, recebeu um empurrão do produtor e, em seguida, um soco violento no olho esquerdo. O cinegrafista, quase inconsciente pela potência do golpe desferido pelo produtor, foi encaminhado para o Hospital Municipal Divino Espírito Santo, para a realização do exame de Corpo Delito.


O diretor da TV Meio Norte de Matões, Reinaldo Vieira, dirigiu-se à delegacia da cidade para registrar o Boletim de Ocorrência. Conduzido por policiais militares para prestar depoimento ao escrivão de plantão, o produtor Sávio Maia, disse que apenas se defendeu, mas em seguida admitiu o excesso da violência e tentou fazer um acordo, que não foi aceito.

Segundo o advogado Eduardo Loiola, o produtor agiu de forma brutal e truculenta, sem respeitar o profissional que naquele momento estava apenas fazendo o seu serviço: “É inadmissível a conduta de alguém que representa uma banda da envergadura da banda Aviões do Forró”.

A polícia Militar instaurou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), onde foi colhido o depoimento do agressor e da vítima. Eduardo Loiola disse ainda que posterior as primeiras providências, será marcada uma audiência no Fórum Judicial da Comarca de Matões. “Meu cliente entrará com uma ação de reparação de bens materiais e morais”, finalizou o advogado.

Leia Mais.

Em 2012-10-08 16:18:00 - Por De Matões

 Suely Pereira é reeleita prefeita em Matões com a maior votação proporcional do Maranhão


Por Abdenaldo Rodrigues/http://matoesnoticias.blogspot.com.br/

 

Com 7.112 votos de diferença sobre o candidato derrotado Elinaldo Colaço (PSD), a prefeita Suely Pereira (PSB) foi a campeã nas eleições municipais do Maranhão de 2012, com a maior votação proporcional entre os 217 prefeitos eleitos, totalizando 71,69% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Gil Cutrim (PMDB), de São José do Ribamar com 69,25% e, em terceiro, Delmar (DEM), de Nova Olinda, com 63,54%.

 

Suely Pereira se emociona frente ao povo

 

Durante todo o dia desse domingo (07), a votação no município transcorreu dentro da normalidade. Pela manhã, poucos eleitores foram às secções, devido principalmente ao forte calor. A tarde, muita gente compareceu e às 17:00  foi encerrada a votação. Por volta das 10:00h da noite foi finalizada a apuração do TRE que divulgou o resultado de 100% das urnas apuradas, onde a prefeita recebeu 11.755 votos contra 4.643 do seu opositor Elinaldo Colaço.

 

Eleitores de Suely compareceu em peso para o anúncio da vitória

 

As ruas da cidade ficaram pequenas para a multidão que extravasou o grito de vitória. milhares de pessoas, com bandeiras e sorriso largo, seguiram para o palco montado especialmente para apresentar os vencedores da eleição. O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), filho da prefeita reeleita, disse: "O povo não votou em Suely Pereira, votou foi na capacidade de um grupo que governa  para o desenvolvimento de Matões , uma cidade que está cada vez mais justa e mais bela". Ressaltou ainda; "Matões, Caxias, Parnarama e Timon estão gritando por liberdade, que virá em breve com Flávio Dino"

.

Oração de agradecimento na Igreja do Divino

 

Muito emocionada, a prefeita Suely Pereira agradeceu ao povo: "Eu acreditei no povo de Matões e o povo de Matões acreditou em Suely. Vocês não se arrependerão de de ter me dado mais este mandato, porque agora sinto que me deram uma responsabilidade muito grande e irei lutar muito mais, porque Suely Pereira tem coragem e determinação".

Oração comandada pelo Pr. João da Assembleia de Deus

 

Todos os vereadores eleitos e reeleitos agradeceram ao povo os votos dados. O ex-deputado Rubens Pereira, coordenador da campanha vitoriosa se ajoelhou como fez da última vez agradeceu a Deus e reverenciou o povo:" Esta é a maior vitória de todas as que já tivemos em Matões. Chegamos com mais de 71% das família unidas em torno do desenvolvimento do município". Em seguida, a prefeita, vereadores, coordenadores e o povo seguiram para os agradecimentos na Igreja do Divino Espírito Santo e na Igreja Assembleia de Deus.

Leia Mais.

Em 2012-09-30 15:51:00 - Por De Matões

 
com informação do Blog do Marco Marco Aurélio D"Eça

Suely Pereira fazendo caminhada nas ruas de Matões

A prefeita Suely Pereira (PSB), que disputa a reeleição no município de Matões, caminha para ser a candidata proporcionalmente mais votada do Maranhão. Ela tem hoje 66,2% das intenções de voto, segundo apurou pesquisa Escutec divulgada ontem.
Seu adversário, Elinaldo Colaço, aparece com 24,5%.
Levando em consideração estes dados, Suely já superou os 70% de votos válidos, excentuando-se os votos, nulos e os eleitores que não se definiram (é este o cálculo oficial da Justiça Eleitoral). 
Até domingo, 7, quando ocorre a eleição, Suely pode ampliar o seu potencial de votos válidos e chegar a um patamar histórico no Maranhão.
A pesquisa, que ouviu 302 eleitores em  Matões, encontrou também 4% de eleitores que declararam votar nulo ou em branco e 5,3% que ainda não se definiram – ou não quiseram responder.
O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número de protocolo 00334/2012, no último dia 25 de setembro. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As entrevistas ocorreram nos dias 23 e 24 de setembro.
Leia Mais.

Em 2012-08-27 21:41:00 - Por De Matões

 Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias

 
Wandson levou soco no olho esquerdo
Durante o show da banda Aviões do Forró em Matões, na última noite do 8° Matões Fest, nesse domingo (26), o produtor musical Sávio Maia agrediu violentamente o cinegrafista da Tv Meio Norte local, Wandson Maycon, 20 anos, causando séria lesão no olho esquerdo do rapaz.
 
Sávio Maia, indelicado e violento
A agressão aconteceu após o produtor se irritar com as filmagens que estavam sendo feitas para o arquivo da Tv Meio Norte, que é contratada da Prefeitura Municipal de Matões, instituição realizadora do evento em que a banda estava se apresentando. Com gestos de ameaça de degola e lançando insistentemente luz de laser nos olhos e na câmera do cinegrafista, que estava no meio da multidão, a mais de 20 metros de distancia do palco, Sávio Maia mandou um segurança da banda até o rapaz. Abrindo caminho com  extrema violência, o segurança quebrou o equipamento de filmagem e tentou atacar Wandson que foi protegido pelo público. O cinegrafista foi levado para conversar no palco, no entanto ao subir a escada de acesso, recebeu um empurrão do produtor e, em seguida, um soco violento no olho esquerdo.

 
A violência aconteceu durante o show da banda no Matões Fest
O cinegrafista, quase inconsciente pela potência do golpe desferido pelo produtor, foi  encaminhado para o Hospital Municipal Divino Espírito Santo, para a realização do exame de Corpo Delito. O diretor da Tv Meio Norte de Matões, Reinaldo Vieira, dirigiu-se à delegacia da cidade para registrar o Boletim de Ocorrência. Conduzido por policiais militares para prestar depoimento ao escrivão de plantão, o produtor Sávio Maia disse que apenas se defendeu, mas em seguida admitiu o excesso da violência e tentou fazer um acordo, que não não foi aceito

Segundo o advogado Eduardo Loiola, o produtor agiu de forma brutal e truculenta, sem respeitar o profissional que naquele momento estava apenas fazendo o seu serviço: "É inadmissível a conduta de alguém que representa uma banda da envergadura da Aviões do Forró". A polícia Militar instaurou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), onde foi colhido o depoimento do agressor e da vítima. Eduardo Loiola disse ainda que posterior as primeiras providências, será marcada uma audiência no Fórum Judicial da Comarca de Matões. "Meu cliente entrará com uma ação de reparação de bens materiais e morais", finalizou o advogado.

Nota: Amanhã estaremos postando o vídeo do ocorrido durante o show da banda Aviões do Forró em Matões.
Leia Mais.

Em 2012-07-23 21:57:00 - Por De Matões

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias

A divulgação da pesquisa realizada em Matões pela Escutec - Pesquisas Mercado e Opinião Pública, nesse domingo (22), publicada no próprio Jornal o Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney, jogou uma balde de água fria nas pretensões da oposição de Matões em receber apoio do governo do estado. Até o blogueiro Marco Aurélio D"Eça, dito oficial do governo, postou em seu blog, com o título: "Suely Pereira praticamente reeleita em Matões, diz pesquisa..." , que a socialista está muito distanciada de Elinaldo Colaço (PSD): "Prefeita registra índice de intenção de votos três vezes maior que o adversário em pesquisa Escutec"(Click e veja no blog do D"Eça).

D"Eça comenta sobre os números expressivos da candidata e afirma que ela terá uma reeleição das mais tranquilas no Maranhão: "
Suely Pereira (PSB), caminha para uma reeleição tranquila no município, de acordo com os últimos números levantados pelo Instituto Escutec. Mantida esta tendência, Suely Pereira deverá ter uma das eleições mais tranquilas do estado". Os comentários do blogueiro assumindo a iminente derrota do grupo apoiado pela governadora no município não é para menos, já que Suely Pereira tem uma imensa vantagem de intenção de voto de 67,8% contra apenas 19,7% de Elinaldo Colaço. (Click e reveja postagem deste blog).

Se o governo do Estado ainda tinha alguma dúvida do alto índice de aceitação pelo povo matoense do trabalho administrativo da prefeita Suely Pereira (75,8%), inclusive bem superiores a aceitação da própria governadora Roseana Sarney (51,1%), com certeza, após os números reveladores da pesquisa da Escutec diminuíram quaisquer excessos de confiança e causaram grandes danos nos possíveis investimentos na candidatura do PSD e coligados no município.
Leia Mais.

Em 2012-07-22 12:04:00 - Por De Matões

 Por Abdenaldo Rodrigues/Matoes Notícias


SuelyPereira(PSB) 67,8% de intenção de voto e Elinaldo Colaço (PSD) 19,7

A Escutec divulgou neste domingo (22), a pesquisa de intenção de voto sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Matões. Em um levantamento feito com 401 eleitores, Suely Pereira (PSB - Coligação Unidos por Matões) aparece com 67,8% das intenções de voto para prefeito e o candidato Elinaldo Colaço (PSD - Coligação A Força do Povo), com 19,7% 5,0% disseram não votar em nenhum dos candidatos e 7,5% confirmaram não saber em quem votar ou não responderam a pergunta. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo.

Na primeira medição da intenção de voto no município após a homologação das candidaturas, o
s números da Escutec mostram que a socialista abre 48,9% pontos de diferença em relação a Elinaldo. O instituto verificou que o candidato do PSD é o que tem o maior índice de rejeição, com 56,9%enquanto Suely Pereira tem apenas 17,2%. Dos entrevistados, 5% pretendem anular o voto e 7,5% não opinaram ou não responderam a pergunta.

Ao mesmo tempo da realização da pesquisa eleitoral em Matões, a Escutec mediu o desempenho dos candidatos de Arari, Codó e Coelho Neto. 
Dos quatro candidatos que largam na frente nesses municípios, apenas Suely Pereira é oposição ao governo do Estado e, mesmo assim, é a que apresenta melhor avaliação diante do eleitorado.

A pesquisa fez ainda avaliação dos setores da Educação, Infraestrutura, Saúde, Limpeza Pública e Segurança na administração da socialista no município. O setor mais bem avaliado pelos entrevistados foi o da Educação, com 72,6%. 
 Suely Pereira obteve um número expressivo de aprovação do seu trabalho de 75,8%.

A coleta dos dados aconteceu nos dias 9 e 10 de julho, em amostragem que abrangeu setores da zona urbana e rural
, sendo registrada no TRE-MA no dia 13/07/12, pelo sistema PESQELE do TSE, sob o protocolo Nº MA-00046/2012.

Leia Mais.

Em 2012-06-12 22:52:00 - Por De Matões

Por Abdenaldo Rodrigues / Matões Notícias
Fotografia:  Blog do Leônidas 



Obs: Devido a política de ética, não mostraremos o rosto de Mateus
No início da noite dessa segunda-feira (11), um tiroteio no vizinho município de Parnarama resultou na morte, pela polícia, de um homem conhecido por Mateus, de aproximadamente 32 anos. O morto foi reconhecido por populares como um perigoso assaltante de motos, ônibus e comerciantes, agindo na região que compreende os municípios de Parnarama, Matões, Lagoa do Mato e cidades do lado do estado do Piauí.
 
Ao atravessar o rio Parnaíba para a cidade de Parnarama, Mateus pegou um moto-táxi para uma corrida até o bairro Agrovema. Colegas do moto-taxista reconheceram o assaltante e perceberam que ele estava armado com dois revólveres na cintura. Temendo um atentado contra a vida do amigo, chamaram a polícia  e empreenderam perseguição a moto. 
 
Segundo testemunhas, a ação que aconteceu na rua 5 pareceu mais uma cena de filme de bang bang, pois no momento em que percebeu a viatura da polícia, Mateus correu e disparou sua arma contra os policiais que reagiram e lhe acertaram balaços na perna e no estômago. Ferido, ainda tentou se esconder em um bar próximo, mas não resistiu e morreu momentos depois, de arma em punho.
 
Este blog foi informado que Mateus é oriundo do povoado Patos, município de Parnarama, para onde o seu corpo foi levado e entregue aos seus familiares, com a finalidade de ser providenciado o velório e o sepultamento.  
Leia Mais.

Em 2012-05-09 19:49:06 - Por De Matões

 Por Abdenaldo Rodrigues / Matões Notícias

Profª Francisca Campos em set de filmagens
Nessa terça-feira (7), a produtora Fabrika Filmesde Brasília esteve na cidade de Matões para a captação de depoimentos e gravação de imagens da Escola Infantil Tia Maria Adriano, com a finalidade de produzir peça publicitária sobre ações do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-II).
 
As filmagens aconteceram nas dependências da escola, durante o horário de aula. O diretor da equipe de filmagens, Wagner Caribé, disse à TV Meio Norte de Matões que a intenção da campanha é mostrar os efeitos sociais que os projetos do PAC II trouxeram para o Brasil e, neste contexto, Matões se destaca no setor educacional: "Matões está de parabéns porque está investindo em educação, que é o alicerce de um país melhor".
 
Leia Mais.

Em 2012-04-28 13:34:47 - Por De Matões

A abertura da II Palestra sobre o Estudante e o Seu Papel Social: Perspectivas e Desafios para o Brasil, aconteceu na última quinta-feira (26), no auditório do Centro de Ensino João Paulo I, nos períodos da tarde e da noite. O juiz Rogério Monteles da Costa, da Comarca de Matões, iniciou o ciclo 2012, falando sobre os temas Drogas e Voto Consciente.

 

Coube à empresária e educadora Joelma Teixeira, que é uma das organizadoras do ciclo, a apresentação do palestrante. Nas suas palavras ressaltou a importância das palestras para a formação do estudante, que tem papel relevante na sociedade.

 

Durante a sua exposição, Monteles falou como se faz necessário que o jovem tenha consciência de se afastar das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, pois ambas causam um efeito devastador no organismo e na vida de quem as consome: "É importante que a pessoa evite o primeiro passo. A experimentação é a porta de entrada para a dependência, causando transtornos em várias situações, principalmente na família, trabalho e escola do usuário".

 

Na segunda parte da palestra, o tema foi "Voto Consciente". O Juiz colocou que a "captação ilícita do sufrágio", com a compra de um único voto, pode ser anulada uma eleição. Disse ainda, que a corrupção política atinge toda a sociedade: "Se você vende o seu voto, o político gastou comprando-o, assim ele vai querer recuperar o dinheiro e, ainda, ganhar muito mais, podendo chegar a milhões. Desse modo, a corrupção eleitoral vai atingir a todos". Complementou afirmando que a Justiça tem valor e as Leis existem: "Um político que for pego comprando voto por milheiro de tijolo, saco de cimento, carrada de barro, cinquenta ou cem reais, irá responder na Justiça por crime eleitoral, podendo perder o mandato e ficar inelegível", finalizou Monteles.

 

O diretor do João Paulo I, Raimundo Altino, informou que outros palestrantes estão sendo convidados a participarem do ciclo, que traz uma variedade de temas importantes para o aprendizado do aluno na escola e na sua vida social.

Leia Mais.

Em 2012-04-25 19:09:28 - Por De Matões

 nova novela das sete, Cheias de Charme, produção da Rede Globo de Televisão, mostrou nessa terça-feira (24), cenas em que aparece um ônibus da Empresa Líder sendo chamado de "jumento de quatro rodas". A empresa é a mesma que detém a concessão de linha no município de Matões, monopolizada desde a década de 70, e o ônibus 27 é um dos veículos que faz rotineiramente o moroso trajeto para essa cidade.

As cenas em que aparece o veículo da Líder foram filmadas na plataforma de embarque da rodoviária de Teresina e na estrada para o povoado Sobradinho, município de Luís Correia. Os irmãos "Socorro" (Titina Medeiros) e "Naldo" (Fábio Lago) chegando à capital piauiense, vêem-se sem opção, obrigados a embarcarem no monte de "ferro velho" com destino a Sobradinho, momento em que Socorro solta a pérola: "Eu vou ter que entrar neste jumento de quatro rodas?". Durante a viagem, a doméstica é acusada de roubo e, em seguida, os dois irmãos são abandonados na estrada.  

Os ônibus da empresa, que fazem linha de Timon a Matões e de Matões a Parnarama e Caxias, são exatamente iguais ao exibido na novela e, com certeza, merecem os termos nada lisonjeadores, cunhados por Socorro. São verdadeiras "latas velhas" que, de forma precária, atendem aos matoenses. É fácil para a empresa colocar a culpa nas condições das estradas, sem asfalto e esburacadas, o que não deixa de ser uma verdade. Difícil é saber até quando o povo matoense, que paga passagens caras, terá que aguentar as crateras das vias e os "jumentos de quatro rodas".

Leia Mais.