Em 2009-11-05 11:30:34 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

 *Fagner Barbosa

 

Segundo o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), que é subsidiado pelo desempenho nas avaliações da Prova Brasil ao lado das taxas de aprovação em cada município, estado, Distrito Federal e, conseqüentemente do Brasil, a educação pública de Barra do Corda piorou excessivamente nos últimos anos. A avaliação da “Prova Brasil” é realizada de 2 em 2 anos pelo Ministério da Educação e avalia alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da rede pública e urbana de ensino desde 2005, a segunda avaliação foi aplicada no ano de 2007 e terá seu terceiro teste aplicado no segundo semestre de 2009.
Do ensino de 1ª a 4ª série, a situação das escolas públicas de Barra do Corda é a seguinte: A UE Edison Lobão é a escola que mais decaiu referente à primeira avaliação realizada em 2005, foram 0,8 décimos perdidos em sua nota final, seguida pelas escolas UI Deputado Galeno Edgar Brandes, UI Frei Jezualdo Lazzari e CE Dom Marcelino de Milão com 0,6 negativos, logo atrás a escola UI Isabel Cafeteira com menos 0,5 , a UI Frederico Figueira com - 0,4 seguida pelas escolas UE Maria Emídia Brandes Caldas com - 0,2 e pela UI José Nogueira Arruda com - 0,1. A UI Deusdedith Cortez Vieira da Silva foi a única escola que manteve o mesmo nível, pois tanto em 2005 quanto em 2007, obteve a nota 2,8 nas avaliações.
Há também as escolas que melhoraram o índice de avaliação: O melhor resultado foi da UI Santo Antônio, elevando a nota em 6 décimos, seguida pela UE Leoneis Chaves Freitas que acrescentou 4 décimos, pela escola UE Professora Otavia Bandeira que somou 3 décimos, pela escola UI Governador Luiz Rocha que acresceu 2 décimos e pelas escolas UI Enoc Vieira, UI Maria Safira da Silva e UI Professor Galeno Edgar Brandes que melhoraram em apenas 1 décimo.
Com relação às que atendem da 5ª a 8ª série, são onze escolas públicas, destas, apenas três melhoraram a nota referente à avaliação anterior. A UI Isabel Cafeteira foi a que melhor aprimorou sua nota, acresceu 3 décimos, seguida pelo CE Ardaliao Américo Pires e CE Dom Marcelino de Milão que acresceram 2 e 1 décimos, respectivamente.
Na lista das oito escolas que despencaram na avaliação a liderança foi obtida pela UI Deputado Galeno Edgar Brandes que perdeu 1,6 em sua nota. Em seguida a escola UI Professor Galeno Edgar Brandes que subtraiu 0,9 e o CE Pio XI que perdeu meio ponto, com menos 0,4 a UI Deusdedith Cortez Vieira da Silva e a UI Maria Safira da Silva, com menos 0,3 a Unidade Integrada Enoc Vieira e o CE Wolney Milhomem – CAIC e com 0,2 abaixo da nota anterior a UI Frederico Figueira completando a situação das escolas públicas de Barra do Corda. As escolas CE João Pedro Freitas da Silva e CE Arlindo Ferreira de Lucena por serem escolas novas participarão da avaliação pela primeira vez este ano.
A média da nota obtida por Barra do Corda de 1ª a 4ª série é 3,2 e de 5ª a 8ª série é 3,1. Este resultado é o pior em se comparando a algumas cidades da região. Lendo-se primeiramente a nota equivalente de 1ª a 4ª série e posteriormente de 5ª à 8ª série: Dom Pedro possui média 3,5 e 3,7 – Grajaú 4,6 e 3,4 – Porto Franco 4,5 e 4,0 – Fernando Falcão 4,1 e 3,5 – Jenipapo dos Vieiras 3,8 e 3,1 Presidente Dutra 3,4 nas duas classes.
 

Fonte

Leia Mais.

Em 2009-02-12 16:52:53 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

*Eduardo Galvão
A publicação da matéria do “The Economist” sobre o Senador José Sarney comparando seu retorno à Presidência do Senado como a volta do atraso, “na terra onde os dinossauros ainda vagam”, confirma a posição de anti-herói do atual Presidente do Senado.
Foram mais de 40 anos de poder, seja ocupando as mais elevadas posições do executivo e do legislativo, seja para indicar os governadores do Maranhão, ou tendo grande poder de influência de apontar apadrinhados para o topo da administração pública federal e estadual. Como maranhense deveríamos nos orgulhar da façanha do representante da terra de Gonçalves Dias com tamanha influência na República, mas o sentimento da maioria é de apatia, pela inutilidade evidente para o desenvolvimento de sua terra.
Quando criança tive oportunidade de vê-lo em Barra do Corda na inauguração de um pequeno parque, que se localizava em frente à casa do senhor Jaldo Santos, na praça Melo Uchoa. O então Governador do Maranhão, acompanhado do Prefeito Galeno Edgar Brandes, prometia desenvolvimento para uma comunidade atenta e orgulhosa, cheia de esperanças de ver Barra do Corda uma cidade modelo no estado. A doce ilusão e ficou apenas na doce ilusão, eram promessas vãs tão comum em nossa terra.
Uma terra tão linda e de um passado cultural borbulhante, é lastimável que o Maranhão houvera ter um filho tão poderoso, mas ingrato. Governador, presidente, senador, poeta, contador de história de sua terra, em prosa e em versos, narra a pobreza como se fosse algo sem cura, crônico, sendo ele o cidadão de mais poder para provocar as mudanças, ou pelo menos dar o primeiro passo, das condições de vida atuais no estado, comparáveis aos tempos medievais.
Quando o atual presidente do Senado se aposentar, o Maranhão não sentirá saudades, mas ficará apenas o lamento de ele ter sido o conterrâneo com mais poder em toda a história do estado e de não ter amado a sua terra.
Sarney, o anti-herói, comparável a árvore bíblica, que não dá frutos, não serve de modelo para as gerações mais jovens. Seu nome balança nas placas das ruas empoeiradas ou lamacentas das inopiosas cidades maranhenses, de população carente e doente.
*Eduardo Galvão é barra-cordense, mora em Xangai – China. Artigo originalmente publicado no site do jornal Turma da Barra [www.turmadabarra.com]
 

Leia Mais.

Em 2009-02-10 15:42:43 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

Durante 2008, Barra do Corda fechou com saldo negativo no mapa do emprego divulgado pelo ministério do Trabalho. Na estatística oficial, a cidade perdeu 253 vagas de trabalho: foram admitidos 984 trabalhadores, mas demitidos 1.237.
O setor agropecuário foi o que mais demitiu na Barra com saldo negativo de 157 desempregados. A indústria também apresentou um quadro negativo, com 128 postos de trabalho a menos. O setor de serviços contribuiu com apenas dez postos de trabalho fechados.
No comércio, houve um saldo positivo: gerou 143 admissões e demissão de 102 trabalhadores. Em Serviços e Utilidade Pública, houve admissão de 3 trabalhadores, mas 2 foram demitidos.
Entre as cidades maranhenses que mais desempregou está Barra do Corda com saldo negativo de 253 menos trabalhadores no ano de 2008. Em segundo lugar, está Santa Luzia com 112. Tuntum, menos 52. São José de Ribamar, menos 24. Coroatá, menos 15. Barreirinhas, menos 11. Amarante do Maranhão, menos 2 e São Domingos do Maranhão, menos 1.
A capital São Luís lidera o ranking da que mais empregou em 2008: gerou 10.907 empregos. Em seguida, vem Imperatriz com 1.989. Timon, 441. Santa Inês, 314. Açailândia, 166. Bacabal, 260. Caxias, 258. Presidente Dutra, 201. Codó, 185. Viana, 51. Pedreiras, 50. Grajaú, 20. Colinas, 13. Cururupu, 7 e Penalva com saldo de 1 emprego.

*Fagner Barbosa é estudante de Comunicação Social - Jornalismo, mora em São Paulo. Artigo originalmente publicado no site do jornal Turma da Barra [www.turmadabarra.com]

Leia Mais.

Em 2009-02-10 15:39:40 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

Estão abertas desde segunda-feira, 9 de fevereiro, as inscrições para o casamento comunitário que será realizado no dia 30 de abril, como parte das comemorações alusivas ao aniversario de Barra do Corda.
Serão mil vagas, destinadas a unir oficialmente, e de forma gratuita casais de baixa renda que estejam vivendo em união estável há mais de seis meses.
As inscrições terminam no dia 20 de março e podem ser feitas no cartório de 2º Oficio Almir Silva, localizado à Rua Luís Domingues, no centro.
A cerimônia vai acontecer no Espaço Cultural do bairro Tresidela, e será presidida pelo juiz titular da 2ª Vara João Francisco Gonçalves Rocha.
 

Leia Mais.

Em 2009-02-06 10:17:02 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

Na manhã de quarta-feira, 4 de fevereiro, moradores invadiram o escritório da CAEMA, na Rua Isaac Martins, Centro, e promoveram um quebra-quebra geral, móveis, computadores, telefones e outros equipamentos foram danificados.

A população da cidade não aguenta mais o descaso da falta d’água, pois raramente o líquido chega às residências. No entanto, todos os meses a conta é entregue, mesmo que pelos canos só passem vento. O mais interessante é que o prefeito Nenzin nada faz para tentar sanar o problema, só sabe dizer que o abastacimento de água é de responsabilidade do governo do Estado, mas esquece ele que todo e qualquer problema que venha afetar o bem-estar da população da cidade é sim responsabilidade dele, pois foi para defender o povo que ele foi eleito.

Além do mais, a cidade conta ainda com dois deputados estaduais, Rigo Teles (PSDB) e Tatá Milhomem (DEM), este primeiro aliado de primeira do governador corrupto e quadrilheiro Jackson Lago.  

Leia Mais.

Em 2009-02-05 10:54:55 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

No próximo sábado, 7 de fevereiro, a seleção Cordina enfrente em jogo amistoso o time do Imperatriz. A partida será no estádio Leandro Cláudio da Silva, o Leandrão, no bairro Altamira e está marcada para começar a partir das 16 horas, os ingressos serão vendidos nas bilheterias do estádio ao preço de R$ 3,00 reais.
*Informações de Leonardo Delgado
 

Leia Mais.

Em 2009-02-01 20:58:22 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

Está confirmada a participação do bloco Os Piratas no carnaval da Barra 2009. No sábado, 31 de janeiro, aconteceu a festa de lançamento do abadá na tenda Katedrall, uma multidão de foliões prestigiou o evento, que teve a animação da equipe de som automotivo F-250 Negona.

Os Piratas trás todos os anos uma alegoria diferenciada, que é a marca do bloco. Para esse carnaval a organização promete levar a galera ao delírio com atrações inéditas na cidade. O bloco vai desfilar pelo corredor da folia no domingo e na terça de carnaval. Portanto, compre logo seu abadá e caia na folia.

*Imagem meramente ilustrativa

Leia Mais.

Em 2009-01-30 16:25:25 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

O Tribunal de Contas do Estado rejeitou a prestação de contas da Câmara Municipal de Barra do Corda, referente ao exercício financeiro de 2006, ano em que a Casa era presidida pela vereadora Maria das Graças Pereira Araújo, a Graça do Dilamar (foto ao lado).

Com a decisão, a ex-gestora, que foi reeleita nas eleições de outubro de 2008, tem que pagar multa no valor de R$ 21,2 mil e débito de R$ 11 mil relativos a despesas não comprovadas.

*Foto extraída do site da Rádio Rio Corda FM [www.riocordafm.com.br]

Leia Mais.

Em 2009-01-27 16:06:09 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

No último sábado, 24 de janeiro, os partidos de oposição ao prefeito Nenzin (PV) fizeram sua primeira reunião do ano, com vistas a debaterem os principais pontos das eleições de outubro do ano passado, em que o grupo teve como candidato a prefeito Avelar Sampaio (PTB) e como vice-prefeito Jecivaldo Costa (PRP).

Dos 12 partidos de oposição, onze compareceram ao encontro, PDT, PSB, PTB, PMN, PHS, PRP, PT, PCB, PC do B, PP e PSC, além dos vereadores Aldo Andrade (PRP) e Eric Costa (PSC).

Na pauta, ações do grupo para o ano de 2009, elaboração de critérios para a escolha de um candidato a deputado estadual e as possíveis alianças com candidatos a deputado federal para as eleições de 2010.
 

Leia Mais.

Em 2009-01-27 15:52:10 - Por Barra do Corda Pablo Oliveira

 O bloco da Rádio Alternativa FM já está disponibilizando para os interessados os abadás para o carnaval da Barra 2009.

Que tiver interesse em adquirir as camisetas, basta procurar a organização na sede no bloco, próximo ao bar Litor Rio, na Avenida Beira-Rio, no bairro Vila Canadá, ou pelo fone (99) 3643-0561.

Leia Mais.