Em 2014-04-16 18:29:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: Edmundo MoreiraPrefeito Luciano Leitoa acompanhado de advogados na sede do 1º  DP de Timon(Imagem:Edmundo Moreira)Prefeito Luciano Leitoa acompanhado de advogados na sede do 1º DP de Timon 
 O prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), entregou na manhã desta quarta-feira (16), ao delegado do 1º Distrito Policial da cidade, Humaitan Oliveira, documentos que mostram a existência de uma suposta quadrilha de "fakes" (perfis falsos da internet) criada com o único objetivo de espalhar mentiras a seu respeito e tentar destruir a sua reputação e a de sua família perante a população.  Pelos documentos, estão envolvidos na prática de crimes, 15 políticos, blogueiros e até radialistas.  Diante disso,  os acusados vão responder criminalmente no âmbito da polícia e da justiça.

No momento em que esteve na sede da Delegacia do 1º DP, Luciano Leitoa fez questão de apresentar seus advogados Lucas Villa e Efrém Cordão, que irão acompanhar passo a passo o desenrolar do Inquérito Policial a ser instaurado pelo delegado Humaitan Oliveira para apurar as responsabilidades  dos envolvidos com a suposta quadrilha de  ”fakes” em Timon.

COMO SURGIU A QUADRILHA DE “FAKES”

Poucos meses depois da posse do prefeito Luciano Leitoa (PSB) em Timon, foi "ativada nos subterrâneos da cidade uma verdadeira máquina de destruição de reputações" na internet, com a criação de dezenas de "fakes", perfis falsos nas redes sociais, atacando a vida privada do jovem político e atribuindo-lhe comportamento reprovável.

A partir daí, Luciano pediu uma investigação e conseguiu identificar um grupo que estaria a serviço de seus adversários políticos. O grupo tem uma coordenação e recrutou pelo menos uma dezena de indivíduos com habilidades criminosas na internet.

De acordo com informações chegadas a imprensa o grupo começou a ser identificado a partir de um desentendimento entre dois dos "fakes" que passaram a falar mal um do outro, cometendo indiscrições que chegaram ao conhecimento de muitas pessoas. Um deles teria chegado ao ponto de dizer que ganhava mais do que o desafeto porque sabia atacar com mais fúria a reputação do prefeito.

Imagem: Edmundo MoreiraDelegado Humaitan Oliveira, do 1º DP, cumprimentando o prefeito Luciano Leitoa(Imagem:Edmundo Moreira)Delegado Humaitan Oliveira, do 1º DP, cumprimentando o prefeito Luciano Leitoa 

Ao formalizar a queixa hoje na Polícia Civil com a apresentação de levantamentos que identificam a quadrilha, o prefeito de Timon espera a abertura de um inquérito policial e uma consequente ação penal contra os envolvidos.

Segundo o delegado Humatan Oliveira, os elementos – que podem ser considerados como quadrilha – faziam de tudo para confudir a investigação. “Para cada perfil falso eles tinham uma senha que era utilizada por até três pessoas diferentes”, disse Humaitan.

O delegado disse ainda que vai passar o feriadão da Semana Santa debruçado sobre o dossiê e passará a ouvir os acusados a partir da terça-feira da próxima semana. Como já vinha acompanhando a apuração das denúncias que foram feitas pelo prefeito e vereadores, o delegado Humaitan disse que espera concluir o inquérito e enviá-lo para a Justiça em menos de um mês.

Imagem: Edmundo MoreiraSede do 1º DP, em Timon(Imagem:Edmundo Moreira)Sede do 1º DP, em Timon 

Ao entregar a documentação, advogado Lucas Villa – um dos maiores especialistas em crimes virtuais do Piauí – disse que o delegado Humaitan não precisaria de autorização judicial ou do Facebook para ter acesso aos computadores  (chamado tecnicamente de IP – identidade de protocolo ) utilizando as senhas empregadas pelos falsários.

O prefeito Luciano Leitoa, por sua vez, justificou sua decisão afirmando que seus adversários ultrapassaram os limites da crítica política, passando para a agressão pessoal e familiar pura e simples. “Por diversas vezes, ao longo destes  um ano e quatro  meses, estas pessoas agrediram, caluniaram , difamaram e ofenderam a mim e minha família. Distorcendo os fatos, eles ultrapassaram o limite da honra”, disse Luciano, lembrando um fato concreto que aconteceu agora, durante o carnaval: “Eles divulgaram que eu estava internado numa clínica devido o uso de drogas. Agora vão ter que provar e mostrar aonde fica esta clínica. Do contrário, vai muita gente pra cadeia”, concluiu.

(Colaboração dos jornalistas Feitosa Costa e Edmundo Moreira)


Luciano Leitoa faz desabafo em sua página no Facebook em relação aos ataques dos covardes

Confira o texto na íntegra:

Fiz hoje a denúncia contra os Fakes, conforme anunciei, para que a investigação policial revele os nomes e caracterize o crime de calúnia e difamação. Encaminhei com a denúncia os documentos que chegaram até a mim e que provam as relações criminosas.

Tenho sempre dito e sei da importância que as oposições têm em todas as administrações, nas críticas, no acompanhamento e questionamento da administração. Existem pessoas que ultrapassam as questões políticas e administrativas e fazem acusações muitos sérias e levianas atacando a honra das pessoas e tentando macular a imagem de muitos.

Desde o ano de 2013 muitos covardes tem se escondido atras de perfis falsos no facebook (FAKES), postando fotos de minha esposa, de minha família, tentando macular a minha imagem enquanto cidadão.

O material entregue hoje chega a envolver mais de 20 pessoas, com ações articuladas, caracterizando assim uma quadrilha. Irei até o fim neste processo, cada um dos envolvidos responderá na justiça as calúnias e difamações feitas contra mim. Espero e trabalharei, enquanto cidadão, para que sejam processados e punidos.

Tenho confiança na polícia e na justiça. Quem me conhece sabe que não sou de ficar debatendo esse tipo de coisas, mas foram muito longe, perderam o pudor e o respeito. Muitos fatos ocorreram depois que ganhei as eleições, espero que alguns não estejam relacionados, mas me preocupa o material que chegou ate a mim. Durante o ano de 2012 fizeram uma campanha de muitas acusações e ataques, a população lembra dos programas eleitorais que fizeram, acusando pessoas, colocando imagens da minha família. Pensei que após a campanha de 2012 poderiam superar o momento político, mas algumas pessoas fizeram pior, ultrapassaram a barreira da política e partiram para ataques pessoais caluniosas.

Recentemente um amigo, que hoje é secretario, ganhou uma ação de um dos candidatos a prefeito das eleições de 2012 . Temos que vencer essa velha política de atacar as pessoas, de achar que quanto pior melhor, de ficar torcendo para que as coisas dêem errado. Não recuarei do meu compromisso, mesmo com as dificuldades que encontramos no município não baixarei a guarda, ainda que tentem fazer coisas pessoalmente contra mim, como tentaram no começo do mandato e que até hoje minha esposa tem traumas daquele fato. Já imaginaram se ela estivesse ali ou meus filhos. A partir de hoje terei uma nova condução das coisas e aqueles que torcem e acreditam na nossa cidade, assim como eu, podem ficar na certeza que mudaremos essa cidade, queiram uns ou não. Espero que as críticas administrativas e políticas sejam sempre feitas dentro do respeito e da convivência pacífica.

Sou humano e como tal tenho muitos defeitos, mas existe um que nenhum timonense vai ver de minha parte, que é a covardia.

Os covardes que tentaram atingir a minha honra, todos prestarão contas à justiça . Obrigado a todos os que prestaram solidariedade e compreenderam que a honra de qualquer ser humano está acima das diferenças políticas.

Leia Mais.

Em 2014-04-16 18:21:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: Marcelo RochaPrefeito de Caxias, Léo Coutinho, dando entrevista ao jornalista Ricardo Marques(Imagem:Marcelo Rocha)Prefeito de Caxias, Léo Coutinho, dando entrevista ao jornalista Ricardo Marques 

 O servidor público municipal de Caxias vai receber o salário referente ao mês de abril nesta quarta-feira (15). A boa notícia para o funcionalismo municipal foi dada pelo prefeito Léo Coutinho, durante entrevista concedida ao jornalista Ricardo Marques, no programa Direto ao Ponto, na TV Difusora Caxias, na terça-feira (15).

O prefeito declarou que o objetivo foi fazer com que os funcionários do município pudessem passar a Semana Santa com o salário de abril em mãos. A Prefeitura de Caxias tem mais de 7 mil servidores ativos.

Essa antecipação salarial foi realizada após um grande esforço feito pela administração municipal. Com o pagamento da folha dos servidores, a cidade de Caxias tem uma circulação de mais de 20 milhões de reais, mensalmente.

Durante a entrevista, Léo Coutinho aproveitou e convidou os caxienses para participarem da tradicional Procissão do Fogaréu que acontece na noite desta quarta-feira. A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu total apoio para a realização do evento religioso.

O servidor público municipal de Caxias vai receber o salário referente ao mês de abril nesta quarta-feira (15). A boa notícia para o funcionalismo municipal foi dada pelo prefeito Léo Coutinho, durante entrevista concedida ao jornalista Ricardo Marques, no programa Direto ao Ponto, na TV Difusora Caxias, nesta terça-feira (15).

O prefeito declarou que o objetivo foi fazer com que os funcionários do município pudessem passar a Semana Santa com o salário de abril em mãos. A Prefeitura de Caxias tem mais de 7 mil servidores ativos.

Essa antecipação salarial foi realizada após um grande esforço feito pela administração municipal. Com o pagamento da folha dos servidores, a cidade de Caxias tem uma circulação de mais de 20 milhões de reais, mensalmente.

Durante a entrevista, Léo Coutinho aproveitou e convidou os caxienses para participarem da tradicional Procissão do Fogaréu que acontece na noite desta quarta-feira. A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu total apoio para a realização do evento religioso.

Com fim das chuvas, prefeitura dará início ao asfaltamento do centro da cidade

Durante entrevista concedida na TV Difusora-Caxias, na  terça-feira (15), o prefeito Léo Coutinho respondeu vários questionamentos apontados pelo jornalista Ricardo Marques. O sorteio das casas, o edital do Parque Industrial de Caxias, as câmeras de monitoramento de segurança, a inauguração da Estação de Tratamento de Água - Volta Redonda 2 e os buracos nas ruas da cidade foram alguns dos assuntos tratados.

A situação das ruas da cidade é o que mais chama atenção e reclamação dos caxienses. Léo Coutinho lamentou e pediu desculpas à população pelos buracos existentes nas ruas. Lembrou que o período chuvoso e o trabalho de troca de canos realizados pelo SAAE, tem tornado o problema mais preocupante.

No entanto, o prefeito de Caxias informou que logo que as chuvas acabem, a prefeitura vai realizar o asfaltamento na cidade. O município já tem recursos para realizar o asfaltamento de cerca de 10 Km na ruas e avenidas do centro.

Léo Coutinho revelou que já teve várias emoções e a solenidade de sorteio das casas da Vila Paraíso foi mais uma. O prefeito de Caxias informou que em um ano e quatro meses de governo, já foram beneficiadas com novas casas, 3 mil famílias. São mais de 8 mil pessoas que estão tendo uma moradia própria.

Coutinho destacou, também, o lançamento do edital do Parque Industrial de Caxias que vai viabilizar a instalação de empresa de pequeno e médio porte no município. Léo Coutinho revelou que alguns empresários já apresentam interesse em abrir empresas e, consequentemente, gerar empregos em Caxias.

Sobre o trabalho voltado para a segurança pública, o prefeito informou que está sendo iniciada a instalação de mais 10 câmeras de videomonitoramento. Agora, elas estão sendo instaladas nos bairros, como o Mutirão e Cohab. A meta é instalar 30 câmeras na cidade. As últimas dez câmeras serão distribuídas em breve.

(Por Marcelo Rocha)

Leia Mais.

Em 2014-04-15 20:23:00 - Por Ademar Sousa

 Do Blog do Diego Emir

Imagem: Blog do Diego EmirAécio Neves cumprimentando Flávio Dino na escolha de Carlos Brandão para vice(Imagem:Blog do Diego Emir)Aécio Neves cumprimentando Flávio Dino na escolha de Carlos Brandão para vice 

Tudo acertado! O PSDB vai caminhar com o Flávio Dino (PCdoB) nas eleições estaduais deste ano no Maranhão. A reunião que decidiu o rumo dos tucanos foi realizada no inicio da noite desta terça-feira (15) em Brasília. O presidenciável Aécio Neves e o presidente do PSDB no Maranhão, Carlos Brandão receberam o candidato comunista. O acordo firmado visa garantir também um espaço na chapa majoritária e a vaga de vice-governador pode ser dos tucanos. 


Imagem: Divulgaçãoxxxxx(Imagem:Divulgação)
 Imagem: Ademar Sousa
xxxx(Imagem:Ademar Sousa)
 
Leia Mais.

Em 2014-04-15 19:09:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPrefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), quer a apuração dos fatos(Imagem:Divulgação)Prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), quer a apuração dos fatos
  O prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), divulgou nota na tarde desta terça-feira (15), anunciando que adiou para amanhã (quarta-feira), dia 16, antes do meio dia, a entrega à Polícia Civil, na Delegacia do 1º DP, da denúncia crime sobre a existência dos fakes (falsos  perfis no Facebook),  em Timon. Ele alega ter sido vítima de calúnias, difamações e acusações levianas, muitas vezes, com ataques à sua pessoa e, em particular a sua família.  Leia o texto na íntegra:                                                                                                                                                               

                                                                       
                                     

                                     Nota

Em consideração à minha mãe, que aniversaria hoje, transferi para amanhã a entrega à Polícia da petição com a denúncia crime sobre os fakes de Timon. Minha mãe é quem mais sofre com as absurdas acusações que me fazem e não desejo que o dia de hoje seja maculado com assunto tão infame.

Ainda guardo a lembrança do sofrimento que minha família passou quando logo no início do mandato sofri um atentado, até hoje não esclarecido. Faço o possível para poupá-los desses dissabores.

Amanhã no final da manhã entregarei os documentos para que a Polícia apure, com os instrumentos do Estado, a responsabilidade do grupo de pessoas que está por trás desses atos covardes. Os documentos trazem informações suficientes para identificar vários fakes, mas cabe apenas à Polícia conduzir as investigações.

Como cidadão, vítima das mentiras e calúnias, aguardarei serenamente que a verdade triunfe sobre a mentira e a covardia.

                                                                  Prefeito de Timon

                                                                    Luciano Leitoa

 

 

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA CÍCERO FERRAZ E ASSENTAMENTO AGRÍCOLA ESTEVAM JOSÉ DE SOUSA – AMVCFAEJS -                                 

                                             COMUNICADO

A Comissão Eleitoral do processo de eleição 2014 para a escolha da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal – Gestão 2014/2018 da Associação de Moradores do bairro Vila Cícero Ferraz e Assentamento Agrícola Estevam José de Sousa COMUNICA aos moradores sócios e sócios contribuintes da entidade, que a ELEIÇÃO realizar-se-á dia 16/04/2014 (quarta-feira), às 18h30min, em sua sede provisória, à Rua 25, nº 130, Vila Cícero Ferraz.

Comunica-se, ainda, que a eleição ocorrerá por aclamação, em Assembléia Geral, face de haver registro de apenas uma única chapa, em atendimento às disposições referentes às normas do processo eleitoral, de acordo com as normas estatutárias estabelecidas.

                                       Timon – MA, 09 de abril de 2014.

                                             A COMISSÃO ELEITORAL

 Imagem: Divulgação

Casa Completa Construções Tel.: (99) 3212-5232 . Avenida Presidente Médici, 1985 - Bairro Formosa| CEP: 65.630-790 Timon (MA)(Imagem:Divulgação)Casa Completa Construções Tel.: (99) 3212-5232 . Avenida Presidente Médici, 1985 - Bairro Formosa| CEP: 65.630-790 Timon (MA) 



Leia Mais.

Em 2014-04-15 19:07:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarO concurso permitirá o preenchimento de 160 vagas para professor(Imagem:Divulgação)O concurso permitirá o preenchimento de 160 vagas para professor

 Seguindo o cronograma de execução do concurso para professor efetivo da rede municipal de ensino de Timon, será divulgado nesta quarta-feira (16) o resultado final do certame, que está sob a organização da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), ligada à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O concurso permitirá o preenchimento de 160 vagas para professores de diversas áreas, com salários de R$ 1.567,00 para professor Classe A (40 horas) e R$ 1.100,76 para professor Classe D (20 horas). Está é a primeira etapa para o preenchimento das mais de 500 vagas a serem distribuídas por diversos cargos de nível superior, médio e fundamental.

A prova foi realizada no dia 9 de fevereiro e mobilizou mais de 10 mil candidatos. Seguindo as etapas de classificação os candidatos passaram por análises de títulos e o resultado foi divulgado no último dia 3 de abril. A expectativa é que até o final do dia nesta quarta-feira, seja divulgada a lista com resultado final do concurso.

(Com informações da SECOM/Prefeitura de Timon)

Leia Mais.

Em 2014-04-15 19:05:00 - Por Ademar Sousa

 Há quem diga que o comunista acredita no potencial político de Curado que representa as mulheres e a Região Tocantina
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarFlávio Dino e Rosângela Curado(Imagem:Divulgação)Flávio Dino e Rosângela Curado 

Fortes rumores nos bastidores dão conta de que no grupo da oposição liderado  por Flávio Dino, pré-candidato ao governo do Maranhão nas próximas eleições deste ano, não existe consenso em torno do nome do empresário  com base na Região Sul, Márcio Honaiser, do PDT, para ser o vice do comunista. Sem muita força, o deputado federal Weverton Rocha (PDT), amigo de Honaiser começa a perder o fôlego na insistência de sua indicação na composição da chapa com Flávio Dino.

Dizem que até o próprio Flávio Dino pensa também o contrário de Weverton Rocha. Assim,  aumenta a torcida para a indicação da pedetista  Rosângela Curado,  que integra os quadros do PDT maranhense e ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Imperatriz.  Atualmente, ela continua pré-candidata a deputada federal.

O comunista acredita no potencial político de Curado que representa as mulheres,  na  Região Tocantina e possui um brilhante discurso que deve contribuir unilateralmente com a lacuna existente no projeto de governo da oposição.

E não é só Dino que defende o nome de Curado para vice. O empresário Dedé Macêdo, pai do prefeito de Dom Pedro, Hernando Macedo, reconhece  também  a liderança dela  e a dimensão de fatores preponderantes para  o grupo. Não por conta do apoio de Curado ao filho pré-candidato a deputado estadual Fábio Macêdo, mas, pela simpatia que conquistou do eleitorado tanto em Imperatriz como em outras regiões do estado.

Neste momento, o  PDT possui nomes que deveriam ser levados na lista  tríplice para a escolha dos partidos de oposição: Rosângela Curado, Deoclides Macêdo e Márcio Honaiser.

Mas, se depender de Weverton Rocha, o inexpressivo Márcio Honaiser é quem permanece com a vaga de vice na chapa de Flávio Dino.

 (Com informações do Blog do Neto Ferreira)

Leia Mais.

Em 2014-04-15 17:51:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoFlávio Dino (ao microfone) discursando  defendendo propostas pelo movimento Diálogos pelo Maranhão(Imagem:Divulgação)Flávio Dino (ao microfone) discursando defendendo propostas pelo movimento Diálogos pelo Maranhão 
 O vice-prefeito de Timon, Danísio Marabuco (PCdoB), aliado incondicional do comunista  Flávio Dino na disputa pelo governo do estado nas eleições deste ano,  participou no último sábado (12)), integrando a caravana do movimento Diálogos pelo Maranhão,  que esteve inicialmente pela manhã  na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João dos Patos e depois em Sucupira do Riachão.

Já na parte da noite, por volta das 21h, Flávio Dino e comitiva visitaram a cidade de Barão do Grajaú.

Danísio Marabuco disse ao Blog Ademar Sousa que nas três cidades visitadas – São João dos Patos, Sucupira do Riachão e Barão de Grajaú, as lideranças que integram o movimento intitulado Diálogos pelo Maranhão foram bem recepcionadas pelo povo que acredita nas mudanças do atual quadro politico no cenário estadual.  “Na verdade, Dino e seus aliados ouviram cidadãos comuns, representantes de movimentos sociais, empresários, religiosos, professores, além de representantes de outros segmentos da sociedade. Ao final, chegamos a conclusão com os debates na consolidação de propostas para solucionar os graves problemas  do  Maranhão”, disse o vice-prefeito Danísio Marabuco. 

Imagem: DivulgaçãoDanísio Marabuco de camisa amarela(Imagem:Divulgação)Danísio Marabuco de camisa amarela 

Imagem: DivulgaçãoDanisío Marabuco (camisa amarela), Roberto Rocha e Flávio Dino(Imagem:Divulgação)Danisío Marabuco (camisa amarela), Roberto Rocha e Flávio Dino Imagem: Divulgação
Dino com lideranças politicas(Imagem:Divulgação)Dino com lideranças politicas 

 
Leia Mais.

Em 2014-04-15 16:17:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: Foto/Divulgação Fiscais da AGED vistoriam lavoura familiar na Região dos Cocais (Imagem:Foto/Divulgação    )Fiscais da AGED vistoriam lavoura familiar na Região dos Cocais  
 A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), por intermédio da Unidade Regional de Caxias, concretizou mais uma ação de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal na Região dos Cocais. Desta vez as atividades ocorreram na Associação Comunitária do Povoado Buritizinho, Fazenda Mundo Novo, no município de Timon e na Fazenda São Bernardo, no município de Caxias.

Nas áreas agrícolas visitadas, os fiscais verificaram as lavouras e as técnicas de manejo, e orientaram os produtores sobre o uso e destinação correta dos agrotóxicos. "Nas áreas visitadas, constatamos a prática de uma agricultura familiar irrigada, e os produtores estão realizando o manejo de forma correta", afirmou o técnico da AGED, Francisco Rodrigues da Silva. Ele reforça que além de fiscalizar o uso correto de agrotóxico e a destinação das embalagens vazias, o papel da AGED, tem sido de inspecionar a cultura plantada, observar a presença de pragas e doenças, ensinar o manejo correto da cultura e repassar orientações técnicas necessárias para garantir uma boa colheita, reforçando assim seu caráter educativo.

"A atuação da AGED tem sido de grande importância, pois através do monitoramento de doenças e pragas, que podem causar grandes prejuízos se não forem detectadas e controladas no seu devido tempo, conseguimos evitar grandes perdas aos produtores", afirmou outro técnico que participou da operação, Pedro Soares Filho.

Na Região do Médio Sertão, as pragas que são focos das ações da Agência de Defesa tem sido a Ferrugem Asiática (soja), Ferrugem Alaranja (cana de açúcar), Mosca Negra dos Citros, Moko da Bananeira, Sigatoka Negra, Mosca Carambola e Cochonilha Rosada do Hibiscus.

"É importante lembrar que a natureza do trabalho da Agência é a fiscalização, porém a educação sanitária também faz parte do escopo da nossa atuação", enfatiza o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da AGED, Luís Roberto Leite.

No que diz respeito à educação sanitária, ações desta natureza são exercidas através de palestras realizadas em escolas, comunidades rurais e por meio de orientação técnica prestada durante as visitas. As palestras abordam temas como o Uso correto e seguro do Agrotóxico; Destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos; Doenças dos Citros; Canco Cítrico; Sigatoka Negra e Moko da Bananeira. Além dessas ações, também fazem parte do planejamento mensal da Regional de Caxias, a realização de blitz móvel e fiscalizações em comércios que vendem agrotóxicos.

"O mais gratificante do trabalho da equipe de fiscalização é o reconhecimento dos agricultores de que nossas ações lhes trazem segurança, para a saúde e para a produção agrícola", complementa o técnico Francisco Rodrigues da Silva.

(Por Rosaline Dourado/SECOM/Governo do Maranhão)

Imagem: MillerDesign-8834-1211

(Imagem:MillerDesign-8834-1211)
Imagem: Divulgaçãoxxxx(Imagem:Divulgação)
 
Leia Mais.

Em 2014-04-15 15:45:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoDeputado estadual Alexandre Almeida (PTN)(Imagem:Divulgação)Deputado estadual Alexandre Almeida (PTN) 
 O deputado Alexandre Almeida (PTN) apresentou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pedindo que a governadora Roseana Sarney e o magnífico reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira, determinem a inclusão do curso de Direito Bacharelado no Centro de Estudos Superiores de Timon (CESTI).

O parlamentar informou que atualmente o CESTI oferece apenas três opções de cursos de graduação: Letras, Pedagogia e Administração, para atender mais de 161 mil habitantes de Timon.

Alexandre considera importante incluir o curso de Direito em Timon, já presente em cidades de população menos numerosa, como, por exemplo, Bacabal, que possui cerca de 60 mil habitantes. (Da Ascom)

Lula confirma apoio e demonstra entusiasmo com candidatura de Lobão Filho

Imagem: Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula.Lula recebe Lobão Filho e confirma apoio ao peemedebista.(Imagem:Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula.)Lula recebe Lobão Filho e confirma apoio ao peemedebista. 


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou entusiasmo com a candidatura ao governo do Maranhão do senador Lobão Filho (PMDB). Os dois tiveram um encontro ontem na sede do Instituto Lula, em São Paulo, durante o qual discutiram a atual conjuntura política do estado e a eleição do mês de outubro. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), também participou da reunião. Foi ele quem articulou o encontro. Lobão Filho assegura ter a garantia de apoio “incondicional” de Lula e do PT à sua candidatura.

O peemedebista classificou de “fantástica” e muito proveitosa a reunião com o ex-presidente da República e líder do PT no Brasil. Ele afirmou ter mostrado o potencial econômico e produtivo do estado e apresentado propostas para vários segmentos, o que deixou Lula convencido de que este é o melhor projeto para a eleição de outubro.

“Eu falei muito do nosso Maranhão e mostrei para ele, com detalhes, o estado com um potencial que, às vezes, quem está de fora não consegue enxergar”, disse.

Lobão Filho afirmou ter saído bastante satisfeito do encontro, que, segundo ele, ocorreu de forma descontraída e serviu tão somente para confirmar a tese de reedição da aliança do PT com o PMDB no Maranhão.

“O encontro foi fantástico, na verdade, o Lula é sempre fantástico. Além de conversarmos bastante sobre política e sobre o estado do Maranhão, fiquei impressionado com o carinho que ele tem pelo meu pai. Ele mostrou ter bastante respeito e admiração à trajetória do ministro de Minas e Energia”, completou.

A reunião com Lula foi o ponto alto do início da pré-campanha do senador do PMDB. Em apenas uma semana como candidato, ele con seguiu movimentar a cena política do Maranhão e demonstrou prestígio nacional ao ser recebido pelo ex-presidente na sede do seu instituto.

Articulação – O encontro de Lobão Filho com Lula, articulado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, teve como principal objetivo alicerçar o apoio do PT ao candidato do PMDB no Maranhão.

Logo após a desistência do ex-secretário de Estado de Infraestrutura e então candidato do grupo às eleições de outubro, Luis Fernando Silva (PMDB), a direção estadual do PT sugeriu a rediscussão da aliança política, tendo em vista a mudança do projeto eleitoral.

“Lula ficou bastante entusiasmado com a minha candidatura e disse que o seu apoio e o apoio da presidente [Dilma Rousseff PT] serão incondicionais ao meu nome. O nosso palanque será de puro sangue, essa é a garantia”, afirmou.

Lobão Filho está de licença médica do Senado após ter sido submetido a duas cirurgias em Brasília e desembarcará em São Luís na próxima semana, logo após o feriado da Semana Santa. Na capital, ele vai se reunir com partidos políticos para discutir aliança para a eleição e com a direção estadual do PMDB.

O pré-candidato também será recebido pela governadora Roseana Sarney (PMDB), que na semana passada afirmou estar “confirmadíssima” a candidatura do senador.

Lobão Filho deve chegar ao Maranhão após a Semana Santa, quando deverá ser recebido pelas lideranças dos partidos que fazem parte da coligação com o PMDB no estado.

Petista vê falta de ética nas ações de Dino

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas à postura e ao modelo de fazer política do ex-presidente da Embratur e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). De acordo com o senador Edison Lobão Filho (PMDB), no encontro de ontem, Lula classificou Dino de antiético e rechaçou apoio ao comunista na eleição de outubro.

“Ele foi muito claro e isso eu posso falar para você sem problema nenhum, de que não há a menor hipótese de ele apoiar o Flávio Dino. Lula não acredita ser correta a posição de Flávio, em oferecer palanques para vários candidatos presidenciais. Ele acha isso falta de ética. Agora, no meu palanque só subirá Dilma. Não subirá Aécio ou Eduardo Campos, será um palanque puro sangue”, disse.

A crítica de Lula está no fato de Flávio Dino ter consolidado aliança, ainda em 2012, com o PSB, comandado pelo presidenciável Eduardo Campos, e mesmo assim ainda estar negociando espaços na chapa majoritária com o PSDB e tentando atrair o PT para o seu palanque.

A postura de Dino já provocou inclusive crise no seio do grupo político que apoia a sua candidatura, justamente pelo fato de o espaço negociado por Dino, ter sido prometido ao PDT.

A presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no encontro de Lobão Filho com Lula reforçou a imagem de admiração mútua entre pai e filho e foi elogiada pelo próprio ex-presidente. Lobão Filho tem orgulho de ser filho de Lobão, que também demonstra orgulho pelo filho que tem. Os dois têm trabalhado juntos na pré-campanha eleitoral e deverão percorrer juntos os municípios em busca de votos. “Tenho admiração e respeito pelo meu pai. E sei que ele tem orgulho de mim. Nossa relação é de amizade e admiração mútua”, ressaltou o candidato a governador, após o encontro com Lula.

(Com informações de O Estado do Maranhão)  

Imagem: DivulgaçãoCasa Completa Construções Tel.: (99) 3212-5232 . Avenida Presidente Médici, 1985 - Bairro Formosa| CEP: 65.630-790 Timon (MA)(Imagem:Divulgação)Casa Completa Construções Tel.: (99) 3212-5232 . Avenida Presidente Médici, 1985 - Bairro Formosa| CEP: 65.630-790 Timon (MA) 
Leia Mais.

Em 2014-04-15 15:01:00 - Por Ademar Sousa

 Imagem: Divulgação
Secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad(Imagem:Divulgação)Secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad 
O Ministério Público do Estado (MP/MA), ajuizou, no último dia 4 deste mês, uma ação civil pública de improbidade administrativa com pedido cautelar de afastamento do secretário estadual de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad – e hoje também titular da segurança. A medida foi tomada após vários casos de descumprimento das ordens expedidas pelo Juízo da Fazenda Pública de Imperatriz, o que demonstrou a omissão ímproba do secretário.

Imperatriz é hoje sede regional de saúde e para onde são referenciados diversos atendimentos de média e alta complexidade de usuários do sul do Maranhão, oeste do Pará e norte do Tocantins. Além da posição geográfica estratégica do município, diversas ações e serviços de saúde são negligenciados pelos gestores públicos, o que motiva o encaminhamento de ações para o poder judiciário, como forma de garantir atendimentos, consultas, exames e tratamentos.

Segundo o MP, as demandas que chegam ao Poder Judiciário, mais precisamente pelo Juízo da Fazenda Pública que determina liminarmente a concessão do usuário que precisa utilizar procedimentos de saúde, não são cumpridas pela Secretaria Estadual da Saúde. Diante dessa situação, o MP instaurou o Procedimento Preliminar Investigatório nº 06/2014 – 5ª PJEsp no qual mostrou em seus resultados a baixíssima resolutividade das demandas judiciais liminares.

A investigação foi feita nas ações que requeriam quimioterapias, radioterapias e fornecimento de medicamentos. Dos 10 casos investigados, metade não tiveram resolutividade e a outra metade não foi cumprida espontaneamente, além de 20% que evoluíram a óbito por falta de tratamento.

“A ação foi instaurada porque o secretário de saúde está deixando de cumprir ordens de seu ofício” afirma o promotor responsável pelo caso, Eduardo Lopes, e acrescenta “Isso se fez necessário para que sejam cumpridas as ordens judiciais sob pena de perda de cargo, já que quem está hoje na secretaria não está cumprindo”.

(Com informações do MP/MA)

 

Imagem: MillerDesign-8834-1211(Imagem:MillerDesign-8834-1211) 

Só para mulheres

Cresce o número de medicamentos administrados pela via vaginal, graças a benéficos como ótima absorção e não interferência por problemas gastrointestinais, como diarreia e vômitos

Você sabia que já em 1918 a vagina foi identificada como uma via para administração de medicamentos? À primeira vista pode soar estranho, mas a farta irrigação de sangue e alta vascularização tornam o órgão feminino adequado para administração de medicamentos, como, por exemplo, alguns para reposição hormonal, contraceptivos, antibióticos e antifúngicos.

Por ter ótima absorção, a via intravaginal também possibilita a utilização de dosagens menores de medicamentos, o que pode, em algumas situações, diminuir os efeitos colaterais. Outro benefício é que esses produtos não sofrem interferências gastrointestinais, ou seja, não têm sua eficácia comprometida mesmo em casos de vômitos ou diarreia.

Diferentemente do que se imagina, a região é horizontal, o que facilita a inserção e minimiza o risco de expulsão dos medicamentos que precisam permanecer no órgão, como é o caso do anel contraceptivo.

Como as partes média e superior da vagina são insensíveis a estímulos de tato, as mulheres normalmente não sentem desconforto quando usam medicamentos intravaginais, sendo confortável e seguro o uso da medicação por essa via para os produtos que têm essa opção.

Um dos medicamentos disponíveis com administração intravaginal, é o anel contraceptivo. Transparente e flexível, o anel contraceptivo deve ser inserido pela própria mulher uma vez ao mês, permanecendo na vagina por 21 dias, com interrupção de uma semana para menstruar. Seu desenho oval e sua flexibilidade permitem que a maioria das mulheres e seus parceiros não sintam a presença do contraceptivo. O anel libera os hormônios estrogênio e progesterona de forma gradual e contínua no sangue, inibindo a ovulação e assim evitando a gravidez. O método pode ser uma alternativa para aquelas mulheres que se esquecem de tomar a pílula diariamente.

Contatos à imprensa: Ketchum

Daniela Resende - daniela.resende@ketchum.com.br - (11) 5090-8955

Patrícia Torres - patricia.torres@ketchum.com.br - (11) 5090-8958

 Imagem: Divulgação

xxxx(Imagem:Divulgação)
 

 

Leia Mais.