Em 2015-01-30 19:28:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarNeto Evangelista(Imagem:Divulgação)Neto Evangelista 
 O deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) foi exonerado esta semana da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).

Aos mais apressados, explica-se que o ato, no entanto, é mera formalidade.

Eleito para o segundo mandato parlamentar, o tucano precisava deixar o cargo no Executivo para tomar posse na Assembleia, no próximo domingo (1º).

A exoneração é datada do dia 28 de janeiro.

Após a posse e eleição da nova Mesa Diretora da Casa, Evangelista licencia-se do mandato no Legislativo, e volta a Sedes.

Exoneração de Neto Evangelista da Sedes(Imagem:Divulgação)Exoneração de Neto Evangelista da Sedes 
(Com informações do Blog do Gilberto Léda)
 
Leia Mais.

Em 2015-01-30 18:51:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: CGCOM/Prefeitura de TimonRepresentantes da Secretaria de Segurança, DMtrans e Guarda Municipal vistoriam a Avenida Piauí(Imagem:CGCOM/Prefeitura de Timon)Representantes da Secretaria de Segurança, DMtrans e Guarda Municipal vistoriam a Avenida Piauí 
 Para organizar o trânsito na Avenida Piauí durante os dois dias de festa (31/01 e 1/02), a Prefeitura de Timon, através do Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), disponibilizará 30 Agentes de trânsito. Um esquema especial foi montado para garantir o conforto, organização e segurança do evento.

No sábado e domingo, haverá interdição de ruas que dão acesso à Avenida Piauí. O bloqueio será necessário para evitar a entrada de veículos no perímetro da festa, com ressalva para os moradores dessas vias, já cadastrados. A vistoria ficará a cargo de agentes do DMTRANS e da GCM.

A partir das 15h nos dias 31/01 e 1/02, as seguintes ruas estarão bloqueadas: Firmino Goncalves Pedreira e Rua São José; Rua São José e Rua Viana Vaz; Avenida Getúlio Vargas e Rua Viana Vaz; Rua Higino Cunha e Luis Domingues; Rua Aquiles Lisboa e Rua Acrísio Veras e no cruzamento das Ruas Coronel Falcão com a Rua Acrísio Veras.

Além das vias, também será ponto de restrição a Ponte da Amizade (Teresina–Timon) a partir das 15h; e a partir das 18h, no sentido Timon - Teresina. Dessa forma o acesso entre as cidades acontecerá somente pela Ponte Metálica. Outra interdição também acontecerá a partir das 15h, no retorno em frente ao Posto Fiscal (local onde os trios realizam a volta).

A Prefeitura comunica, também, que estará removendo blocos de concreto instalados no primeiro retorno da Avenida Piauí, próximo à Ponte Metálica durante os dois dias do evento. Para facilitar o acesso à área do Zé Pereira, a Prefeitura orienta que os foliões que chegarem à cidade pela Ponte Metálica utilizem a Avenida Jaime Rios.

 

Tudo Pronto para o Zé Pereira de Timon 2015

Imagem: CGCOM/Prefeitura de TimonAvenida Piauí pronta para receber os foliões no Zé Pereira de Timon 2015(Imagem:CGCOM/Prefeitura de Timon)Avenida Piauí pronta para receber os foliões no Zé Pereira de Timon 2015 

O Zé Pereira de Timon se aproxima e a pouco mais de 24 horas, a Avenida Piauí vai estar tomada de foliões que vão aproveitar uma das maiores festas de pré-carnaval da região dos Cocais. E para que tudo aconteça de forma tranquila, a Prefeitura de Timon, preparou todos os detalhes do evento, tudo para prestar apoio à tradicional manifestação popular da cidade. Toda a estrutura da festa foi organizada para que os dois dias de evento (31/01 e 1/02) sejam realizados com total segurança.

Mais de 100 mil pessoas são esperadas por noite. A festa deste ano tem como o tema o “Boi do Zé”, referente a tradicional manifestação cultural do Boi do Maranhão. A Fundação Municipal de Cultura oferece aos foliões toda a estrutura de venda de comidas e bebidas, além de 60 banheiros químicos, arquibancada com capacidade para um público de 1.200 pessoas.

Nesta Edição, a Prefeitura de Timon reforçou ainda mais o quesito segurança. Os foliões contarão com o efetivo de 80 Guardas Municipais, como também o apoio da Polícia Militar com 240 homens, além de 30 Policiais Civis, 20 Bombeiros e 240 seguranças particulares. Aliado a esse contingente, a Prefeitura de Timon, também vai contar com reforço policial dos municípios de Codó e Caxias, além de Policiamento garantido de Timon em conjunto com Prefeitura Teresina na segurança das duas Pontes, Amizade e Metálica.

O evento conta com atrações nacionais. O bloco da pipoca, incentivo da Prefeitura de Timon, traz para a Av. Piauí as bandas Lanoiz, Triballes, Bailão do Robyssão, BBchorão, Conec-cia e Léo Santana. E o bloco particular D’Pileque leva à avenida a banda Levaê e Aviões do Forró. No domingo, 1º de fevereiro, os tradicionais blocos de sujos, a partir das 17h, resgatam os blocos de carnavais antigos e agitam a Av. Piauí. Segue abaixo a ordem das atrações.

SÁBADO (31)

20h Lanoiz

21h Léo Santana

22h Levaê

23h BBchorão

DOMINGO (01)

17h Blocos de Sujos

20H Tribales

21h Baylão do Robissão

22h Aviões do Forró

23h Conec-cia

Leia Mais.

Em 2015-01-30 16:05:00 - Por Ademar Sousa

 
Clique para ampliarMarinalva Ferreira Lima, 38 anos, casada, Administradora de Empresas e Empreendedora Social (Imagem:Divulgação/Facebook)Marinalva Ferreira Lima, 38 anos, casada, Administradora de Empresas e Empreendedora Social
 O Virtual Reality Show “O Grande Líder” tem como objetivo encontrar e premiar alguém que seja dinâmico, proativo, amigo, que realmente seja capaz de fazer a diferença na vida das pessoas, ou seja, alguém que seja o exemplo de um Grande Líder.

Marinalva Ferreira Lima, 38 anos, casada, Administradora de Empresas e Empreendedora Social é uma das participantes do Reality Virtual. Em fase de votação para passar para a 3ª etapa do Reality, Marinalva tem como objetivo no jogo mostrar sua essência de liderança e conquistar o título de “A grande Líder”.

Para a administradora o Reality pode beneficiar as pessoas menos favorecidas, além de ser uma ótima oportunidade de mostrar aos estados do Piauí e Maranhão, onde são estados que possuem profissionais capacitados e dedicados ao bem da humanidade.

“Sou Timonense de natureza e coração, e quero levar o nome de minha cidade e valorizar nossa gente sofrida que almeja por oportunidade e dignidade e não tem”, disse Marinalda Ferreira.

Para votar em Marinalva Ferreira clique aqui.

Leia Mais.

Em 2015-01-30 12:27:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoFlávio Dino, governador do Maranhão.(Imagem:Divulgação)Flávio Dino, governador do Maranhão. 
Flávio Dino (PC do B), principal adversário da família Sarney, no Maranhão, atual governador do Estado, nomeou parentes, namorada e até sócios de seus aliados em postos importantes no governo.

A distribuição de cargos públicos à familiares de aliados do governador gerou um destaque negativo nacionalmente, nesta sexta-feira (30).

Ainda que a prática não configure nepotismo a nomeação dos parentes de seus aliados vem rendendo várias críticas ao governador comunista pela população maranhense, pois o mesmo durante sua campanha eleitoral condenava os privilégios na administração pública da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

O governador Flávio Dino nomeou a namorada do secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, para chefiar o gabinete do governo e a irmã dela como número dois da pasta de Esporte e Lazer.

Joslene da Silva Rodrigues, namorada de Márcio Jerry, atuou em suas campanhas e em seu gabinete quando o mesmo foi deputado federal.

Além de parentes, a gestão de Dino terá o antigo sócio de um secretário na pasta de
Transparência e Controle.

Ana Karla Silvestre Fernandes, mulher do ex-governador, José Reinaldo Tavares, foi nomeada a corregedora-geral do Estado.

O governo do Maranhão afirmou seguir “rigorosamente” a ementa do Supremo Tribunal Federal (STF) que trata de nepotismo. A gestão destacou que nenhum nomeado tem parentesco com Flávio Dino.

Fonte: Com informações Folha de S. Paulo.
Leia Mais.

Em 2015-01-30 12:02:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarImagem ilustrativa(Imagem:Divulgação)Imagem ilustrativa
  A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) enviará, em fevereiro, novos arquivos com lotes de 40 mil certidões de devedores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para inscrição no serviço de proteção ao crédito (Serasa). Os devedores já notificados terão seus débitos inscritos na dívida ativa estadual para a cobrança executiva, além do lançamento junto ao cadastro restritivo da Serasa.

Para facilitar a verificação das informações de débitos por pessoas e empresas que possuam veículos com registro de propriedade em seu nome ou razão social, foi disponibilizado um sistema de consulta na página da Sefaz (http://portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/principal/principal.jsf)

O interessado deve acessar o ícone IPVA e depois a opção ‘IPVA – Notificados/Serasa’. É necessário informar o número do CPF ou CNPJ. Com o número do Renavam, que é exibido no rodapé da página, o interessado pode fazer uma consulta no ícone ‘IPVA – Débitos’ onde o Serasa identificará de que veículo se trata.

Constatada a existência de débitos, o interessado poder emitir o Documento de Arrecadação (Dare) no site e realizar o pagamento nos correspondentes do Banco do Brasil.

Anistia de multa e juros

Os proprietários de veículos com débitos devem aproveitar a medida provisória expedida pelo Governo do Estado que concedeu a redução de 100% das multas e dos juros moratórios dos débitos de IPVA referentes aos exercícios de 2014 e anteriores, desde que pagos em cota única até o dia 5 de junho deste ano.

O contribuinte com débito deve emitir o documento de arrecadação com o código de barras na página da Sefaz. O interessado deve clicar no ícone ‘Dare’, marcar a opção ‘Contribuinte do IPVA’ e informar o Renavam do veículo. Com o documento impresso, o contribuinte poderá efetuar o pagamento no Banco do Brasil e nos seus correspondentes. Fonte: Agência Secom

Imagem: MillerDesign-88341211 DIVISOR-ADVOGADOS(Imagem:MillerDesign-88341211) DIVISOR-ADVOGADOS 
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarxxxxxxxx(Imagem:Divulgação)
 
Leia Mais.

Em 2015-01-30 11:35:00 - Por Ademar Sousa

 Imagem: Divulgação
Imagem ilustrativa(Imagem:Divulgação)Imagem ilustrativa 
Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a Avenida Piauí vai estar tomada de foliões por conta do Zé Pereira de Timon 2015, um dos maiores eventos de pré-carnaval da região dos Cocais. E, para que tudo aconteça de forma segura, a Prefeitura de Timon, através do Departamento Municipal de Trânsito, irá restringir o acesso de carros na Ponte da Amizade.

A partir das 15 horas, nos dois dias, estará bloqueado o tráfego no sentido Teresina–Timon; e partir das 18h, no sentido Timon - Teresina. Dessa forma, o acesso entre as cidades acontecerá somente pela Ponte Metálica.

O Zé Pereira de Timon ocorre neste final de semana e promete ser uma festa organizada e tranquila. O evento conta com atrações nacionais. O bloco da pipoca, incentivo da Prefeitura de Timon, traz para a Av. Piauí as bandas Lanoiz, Triballes, Bailão do Robyssão, BBchorão, Conec-cia e Léo Santana. E o bloco particular D’Pileque leva à avenida a banda Levaê e Aviões do Forró. No domingo, 1º de fevereiro, os tradicionais blocos de sujos, a partir das 17h, resgatam os blocos de carnavais antigos e agitam a Av. Piauí. Segue abaixo a ordem das atrações.

SÁBADO (31)

20h Lanoiz

21h Léo Santana

22h Levaê

23h BBchorão

DOMINGO (01)

17h Blocos de Sujos

20h Tribales

21h Baylão do Robissão

22h Aviões do Forró

23h Conec-cia

 Fonte: CCGOM/Prefeitura de Timon

Imagem: MillerDesign-88341211DIVISOR-CLASSIFICADOS(Imagem:MillerDesign-88341211)DIVISOR-CLASSIFICADOS 
Imagem: DivulgaçãoCasa Completa Construções Tel.: (99) 3212-5232 . Avenida Presidente Médici, 1985 - Bairro Formosa|Timon (MA)(Imagem:Divulgação)Casa Completa Construções Tel.: (99) 3212-5232 . Avenida Presidente Médici, 1985 - Bairro Formosa|Timon (MA) 
Imagem: Divulgaçãoxxxxx(Imagem:Divulgação)
 Imagem: Divulgação
Blogs do jornalista Ademar Sousa Piauí e Maranhão(Imagem:Divulgação)Blogs do jornalista Ademar Sousa Piauí e Maranhão 
Leia Mais.

Em 2015-01-29 19:52:00 - Por Ademar Sousa

 Imagem: CGCOM/Prefeitura de Timon
Avenida Piauí ganhou decoração(Imagem:CGCOM/Prefeitura de Timon)Avenida Piauí ganhou decoração 
A Prefeitura de Timon, reconhecendo a importância da festa popular, vem através da responsabilidade da organização do evento, prestar apoio à tradicional manifestação popular da cidade.  Há mais de 50 anos, a festa popular do Zé Pereira de Timon acontece nos bairros e comunidades da cidade, através dos desfiles de blocos alternativos ou dos sujos, como são chamados. Desde 2001, a festa passou a acontecer nesse formato de blocos com trios elétricos, valorizando ainda mais as tradições e a diversidade cultural inerente à época carnavalesca no município de Timon.

Nesse ano de 2015, a festa ocorre entre os dias 31/01 e 1/02, na Avenida Piauí. Mais de 100 mil pessoas são esperadas por noite. A festa deste ano tem como o tema o “Boi do Zé”, referente a tradicional manifestação cultural do Boi do Maranhão A Fundação Municipal de Cultura oferece aos foliões toda a estrutura de venda de comidas e bebidas, além de 60 banheiros químicos, arquibancada com capacidade para um público de 1.200 pessoas e um ambiente seguro para que o mesmo possa aproveitar a festa com tranquilidade.

O Zé Pereira deste ano promete ser uma grande festa. O evento já conta com atrações nacionais confirmadas. O bloco da pipoca, incentivo da Prefeitura de Timon, traz para a Av. Piauí as bandas Lanoiz, Triballes, Bailão do Robyssão e Léo Santana. E o bloco particular D’Pileque leva à avenida a banda Levaê e Aviões do Forró. No domingo, 1º de fevereiro, os tradicionais blocos de sujo, a partir das 17h, resgatam os blocos de carnavais antigos e agitam a Avenida Piauí.

 Nesta Edição, a Prefeitura de Timon reforçou ainda mais o quesito segurança. Os foliões contarão com o efetivo da Guarda Municipal, como também o apoio da Polícia Militar, além de seguranças particulares. Haverá a realização de blitz e vistorias de pessoas com comportamento suspeito em ruas do entorno da Avenida Piauí. Essas operações ficarão a cargo da Polícia Militar e de Agentes da Guarda Civil Municipal.

Com relação ao trânsito, haverá interdição de ruas que dão acesso à Avenida Piauí. O bloqueio será necessário para evitar a entrada de veículos no perímetro da festa, com ressalva para os moradores dessas vias, já catalogados. A vistoria ficará a cargo de agentes do DMTRANS e da GCM.

Os vendedores ambulantes também serão vistoriados, pois esses não poderão vender bebidas em garrafas de vidro, já que o descarte desse material na avenida pode ocasionar acidentes. Ao final dos shows, os barraqueiros serão orientados a cessar a venda de bebidas alcoólicas.

Além da segurança, a Prefeitura também resguarda a população participante da festa com uma estrutura de arquibancadas, além da preocupação com a disposição dos barraqueiros ao longo da Avenida Piauí. Antes da festa, eles receberam orientações sobre o cuidado com alimentação, como também a proibição de vender bebidas alcóolicas para menores de 18, além de não poderem comercializar bebidas em recipientes de vidro.

A prefeitura estará presente na festa através dos seguintes órgãos: Conselho Tutelar, Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária, Delegacia Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), Departamento Municipal de Iluminação Pública (DEMIP), Superintendência de Limpeza Pública e Urbanização (SLU) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), que através do SAMU estará de prontidão para atender qualquer incidente.

A Avenida Piauí contará com um posto médico, com estrutura física apropriada para realizar os primeiros socorros e, conforme a gravidade, fazer o encaminhamento para as unidades de saúde de referência (UPA e HPA). Serão disponibilizados 53 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais trabalhadores em saúde, que estarão de prontidão para atender as possíveis urgências do evento. Para auxiliar no atendimento ao público, serão distribuídos postos móveis em pontos estratégicos com 03 ambulâncias do SAMU.

A Prefeitura Municipal de Timon, através do Departamento Municipal de Iluminação Pública, acrescentou nova iluminação para os dias de Zé Pereira. Ao longo da Av. Piauí, serão instalados 28 refletores, além da nova iluminação de LED, que a avenida já possui. Isso dá mais visibilidade, facilitando a circulação das pessoas e dos trios elétricos.

O DEMIP ainda realizou toda a parte de instalação de pontos de luz e energia nas barracas de alimentação. Cada vendedor ambulante, sorteado para comercializar seus produtos nos espaços delimitados no canteiro central da avenida e do lado contrário ao Rio Parnaíba, recebe um ponto de iluminação e uma tomada para que possam ser utilizados nos dias de evento.

Os barraqueiros que foram sorteados para ficarem às margens do rio terão instalados no seu espaço apenas o ponto de luz, por ser uma área de preservação ambiental. Além disso, é permitido apenas o uso de isopores.

Neste ano, a Vigilância (VS) reforçou ainda mais os trabalhos que foram desempenhados no Zé Pereira de 2014. Além de orientações sobre a correta manipulação de alimentos e acondicionamento de lixos, a VS distribuirá kits de EPI (Equipamento de Proteção Individual), como luvas e toucas.

A Superintendência de Limpeza Pública e Urbanização do município (SLU) é um dos órgãos que estarão trabalhando antes, durante e depois do evento. A SLU está dividida em equipes e disponibilizando cerca de 40 funcionários por expediente. A SLU irá redobrar as ações realizadas no evento de 2014.

NAS DUAS NOITES DE FESTA

 240 Policiais Militares; 20 Bombeiros; 80 Agentes da Guarda Municipal; 30 Policiais Civis; 30 Agentes de trânsito; 240 seguranças particulares nos dois dias de festa  e  80 Agentes de Limpeza Pública

TRÂNSITO

A partir das 15h as seguintes ruas estarão bloqueadas: Firmino Goncalves Pedreira e Rua São José; Rua São José e Rua Viana Vaz; Avenida Getúlio Vargas e Rua Viana Vaz; Rua Higino Cunha e Luis Domingues; Rua Aquiles Lisboa e Rua Acrísio Veras e no cruzamento das Ruas Coronel Falcão com a Rua Acrísio Veras.

Além das vias, também serão pontos de restrições, a Ponte da Amizade (Teresina –Timon) a partir das 15h e a partir das 18h no sentido (Timon - Teresina). Dessa forma o acesso entre as cidades acontecerá somente pela Ponte Metálica.

 Outra interdição também acontecerá a partir das 15h, o retorno em frente ao Posto Fiscal (local onde os trios realizam a volta).

A Prefeitura comunica também, que estará removendo blocos de concreto instalados no primeiro retorno da Avenida Piauí, próximo à Ponte Metálica durante os dois dias do evento.

Para facilitar o acesso à área do Zé Pereira, a Prefeitura orienta que os foliões, que chegarem à cidade pela Ponte Metálica, que esses utilizem a Avenida Jaime Rios. Fonte: CGCOM

Leia Mais.

Em 2015-01-29 18:02:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarImagem meramente ilustrativa (Imagem:Divulgação)Imagem meramente ilustrativa
 Conforme apurou o Blog Ademar Sousa, junto a fontes seguras, teve inicio nesta quinta-feira (29), como forma antecipada o pagamento dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Timon.  A princípio, foi liberada a folha de pagamento do pessoal da Secretaria de Educação, a fim de que a Caixa Econômica Federal disponibilize o dinheiro na conta de cada servidor.  

Já na sexta-feira (30), receberão seus salários os servidores lotados nas demais secretarias municipais e outros órgãos da administração direta.

A decisão de antecipar o pagamento dos servidores públicos partiu do prefeito Luciano Leitoa, visando valorizar os servidores que poderão pagar suas contas em tempo hábil e, consequentemente, terão maior disponibilidade para prestigiar o maior carnaval fora de época do Leste do Maranhão, o tradicional Zé Pereira de Timon 2015.

Com a liberação desses recursos da folha de pagamento da PMT haverá uma movimentação do ponto de vista financeiro na economia local, ou seja, circulação de moeda no comércio como um todo.

 Imagem: MillerDesign-88341211

DIVISOR-CLASSIFICADOS(Imagem:MillerDesign-88341211)DIVISOR-CLASSIFICADOS 
Imagem: Divulgaçãoxxxxxx(Imagem:Divulgação)
 
Imagem: Divulgaçãoxxxxx(Imagem:Divulgação)
 
Leia Mais.

Em 2015-01-29 18:02:00 - Por Ademar Sousa

 A Ipêgeo é uma empresa de Consultoria Ambiental que atua nos mais diversos setores do Meio Ambiente, sendo a primeira que trabalho especificamente no ramo, no município de Timon, para atender as demandas da região leste do Maranhão. Apesar de ser uma empresa recente, possui uma equipe técnica de consultores multidisciplinar e altamente capacitados com uma vasta experiência nos mais diversos tipos de empreendimentos, primando sempre pela qualidade e responsabilidade na prestação de seus serviços.

A empresa que vem até você empresário, que procura realizar suas atividades sem agredir o meio ambiente e ter mais agilidade e qualidade em seus projetos para o licenciamento ambiental com custos acessíveis, esse é o nosso compromisso. 

Profissionais: equipe técnica:

Biólogos, Gestores Ambientais, Advogado - especialista em Direito Ambiental, Geógrafo - Esp. em Gestão Ambiental, Engenheiro agrônomo,

Tecnólogo em Geoprocessamento e técnicos em meio ambiente e em saneamento.

e-mail: ipegeo@hotmail.com 

sócio-administradores:

Telefones: 86-9903-0890

86- 8853-8431/ 86- 9911-5270


Imagem: Divulgaçãoxxxxxx(Imagem:Divulgação)
 
Imagem: Divulgaçãoxxxx(Imagem:Divulgação)
 
Leia Mais.

Em 2015-01-29 16:00:00 - Por Ademar Sousa

 Somente pacientes regulados por estas 26 cidades do MA poderão ser atendidos na capital do Piauí
Imagem: DivulgaçãoSecretário Municipal de Saúde (Teresina), Aderivaldo Andrade(Imagem:Divulgação)Secretário Municipal de Saúde (Teresina), Aderivaldo Andrade 

O secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, se reuniu nesta quinta-feira, dia 29, com uma equipe de técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí para debater e reorganizar o fluxo de atendimento dos pacientes do Maranhão em Teresina.

Inicialmente ficou definido que os procedimentos eletivos – oncologia, cirurgia cardíaca, entre outros – envolvendo pacientes maranhenses serão regulados pela Secretaria de Saúde de Teresina, enquanto que na área de urgência, os pacientes serão regulados pela Central de Regulação do Estado.

A medida é uma reivindicação do Ministério da Saúde para pagamento do restante da dívida que o Maranhão ainda possui junto a Teresina.

O Ministério da Saúde exigiu, durante audiência na Justiça Federal realizada na ultima terça-feira, dia 27, que só sejam atendidos na capital piauiense pacientes devidamente regulados. Sendo que os tratamentos ofertados a partir do ano de 2014 em diante deverão ser pagos pelos gestores do próprio Maranhão.

Serão regulados 26 municípios do Maranhão e somente estes poderão enviar pacientes para tratamento em Teresina. Segue a lista dos municípios.

Região de Caxias: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar e  São João do Sóter.

Região de São João dos Patos: Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Carolina, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão 7, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

Região de Timon: Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon.

IMPASSE DESDE O ANO PASSADO

A situação se arrasta desde o ano passado  e o impasse foi parar na Justiça Federal. Na terça-feira (27) representantes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos dois estados, além de advogados e procuradores, discutiram um acordo diante da juíza federal Marina Rocha Cavalcante. O secretário municipal de saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, diz que a situação não pode continuar como está.

“Da forma como está é inviável porque são recursos piauienses que estão sendo gastos e com isso falta para aportar em outras áreas, como no HUT, principalmente”, falou. O procurador geral do Maranhão, Rodrigo Maia, defendeu um entendimento para resolver a situação e apresentou uma solução proposta pelo seu estado.

“Foi feito um cronograma pela equipe técnica da Secretaria de Saúde do Maranhão para que possa haver uma pactuação adequada para todos os entes federativos envolvidos”, disse o procurador. O acordo buscado através da justiça deve acabar com o impasse que se arrasta entre os dois estados.

O representante do Ministério da Saúde presente na reunião, Marcos Marinho, defendeu um acordo. “Eu acho que a gente tem que restabelecer a pactuação entre os dois estados. Retomar esses acordos é importante para voltarmos a dar um atendimento digno para as duas populações”, comentou.

O Ministério se comprometeu a pagar mais uma parcela da dívida do Maranhão mediante ajustes entre os estados. Na reunião também ficou definido que somente 26 municípios maranhenses podem enviar pacientes para Teresina. Atualmente 4.548 pacientes fazem tratamento contra o câncer em Teresina e 435 são do estado do Maranhão.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, o tratamento dos maranhenses custa R$ 500 mil por mês aos cofres do SUS na capital do Piauí.   

Imagem: MillerDesign-88341211DIVISOR-SAUDE(Imagem:MillerDesign-88341211)DIVISOR-SAUDE Imagem: Divulgação
xxxxxx(Imagem:Divulgação)
 

Imagem: Divulgaçãoxxxx(Imagem:Divulgação)
 
Leia Mais.