Em 2015-07-01 18:03:00 - Por Ademar Sousa

 Mesmo atingindo nota mínima para aprovação, alguns candidatos foram excluídos de uma das fases do concurso, violando os princípios do livre acesso aos cargos públicos

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSede do MPF/MA, em São Luís(Imagem:Divulgação)Sede do MPF/MA, em São Luís

 A pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), a Justiça Federal suspendeu, liminarmente, o concurso para o preenchimento de cargos efetivos da carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), que está sob a responsabilidade da Fundação Sousandrade.

A decisão é resultado da ação civil pública movida pelo MPF/MA pedindo suspensão do concurso, que em seu edital previa a realização de quatro fases: prova objetiva, dissertativa, de desempenho didático e de títulos. No entanto, após ser divulgado o resultado das duas primeiras fases, a instituição excluiu do concurso candidatos que, embora tenham atingido as notas mínimas para aprovação nas provas objetiva e dissertativa, não estariam dentro de um limite de vagas previsto para a próxima fase.

Para o MPF/MA, a exclusão dos candidatos foi praticada por meio de interpretação equivocada do Decreto 6.944/2009, anexo ao edital do concurso, violando assim os princípios do livre acesso aos cargos públicos, da vinculação ao edital e da impessoalidade, restringindo a competição do certame, já que o edital não previa a aplicação de cláusula de barreira que limitasse a quantidade de alunos classificados.

A sentença proferida pela 13ª vara da Justiça Federal determina a imediata suspensão do concurso e mantém a audiência de conciliação entre as partes envolvidas na ação. Fonte: Ascom/MPF/MA

Leia Mais.

Em 2015-07-01 17:53:00 - Por Ademar Sousa

 Imagem: CGCOM/Prefeitura de Timon
Secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá, integra a nova diretoria do COSEMS/MA(Imagem:CGCOM/Prefeitura de Timon)Secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá, integra a nova diretoria do COSEMS/MA 
Aconteceu na terça-feira (30), na cidade de São Luís, a eleição para a nova diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS) que irão liderar durante o biênio 2015/2017.

A votação teve como resultado a escolha da chapa Juntos Somos Fortes, da qual faz parte o secretário de Saúde de Timon, Marcio Sá, que irá compor a nova diretoria como 1º titular do Conselho Fiscal. O gestor de Timon irá trabalhar ao lado do novo presidente do COSEMS, Vinicius Araújo, que é secretário Municipal de Saúde de Caxias.

“Para nós é extremamente importante continuar contribuindo para a melhoria da saúde pública, em especial em Timon, que pode contar com um representante trabalhando ativamente na esfera estadual, participando das mais importantes mudanças que acontecem no âmbito da saúde. Nosso próximo passo é buscar nesse novo pleito a cadeira de titular da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), onde também são discutidos todos os pleitos do município junto ao estado” declarou Marcio Sá.

Secretário Márcio Sá entre os novos diretores do COSEMS/MA(Imagem:CGCOM/Prefeitura de Timon)Secretário Márcio Sá entre os novos diretores do COSEMS/MA 



Segunda edição do Todos por Timon acontecerá no próximo sábado (09)

Será contemplada a população do Conjunto Boa Vista e bairros vizinhos

Imagem: CGCOM/Prefeitura de TimonTodos por Timon será agora no Conjunto Boa Vista e bairros vizinhos(Imagem:CGCOM/Prefeitura de Timon)Todos por Timon será agora no Conjunto Boa Vista e bairros vizinhos 

O próximo sábado, dia 4 de julho, será dedicado especialmente à população do Conjunto Boa Vista e bairros vizinhos. Os moradores de toda aquela região receberão a 2ª edição do Todos Por Timon, projeto criado pela Prefeitura de Timon que, mensalmente, leva um verdadeiro mutirão de prestação de serviços um bairro do município.

O primeiro bairro que recebeu os serviços foi o Parque Alvorada, no último dia 30 de maio, onde foram realizados cerca de 6 mil atendimentos. A segunda edição do Todos por Timon acontece no próximo sábado, das 8h às 16h, na Praça Luís Silva, conhecida como praça principal do Conjunto, onde fica o terminal de ônibus.

O objeto principal do prefeito Luciano Leitoa é aproximar os órgãos municipais do cidadão, focando nas necessidades das famílias timonenses. Além de levar os serviços da Prefeitura, o novo Todos por Timon conta com o fundamental apoio de parceiros como o SEBRAE, SENAC, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Estado e outros, que juntos com a Prefeitura estimulam o exercício da cidadania promovendo o lazer, a cultura, o esporte e garantindo os direitos da população.

Dentre os serviços oferecidos, a Prefeitura levará: Vacinação contra HPV, Sarampo e Hepatite B, testes de glicemia, atividades de esclarecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis, disponibilização de uma ambulância de plantão, oficinas de artes e leitura, orientações aos pais sobre o acompanhamento escolar, sala lúdica com pinturas, Procon móvel, conselho da pessoa com deficiência, orientação aos direitos LGBT, defesa da Mulher, emissão de Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, alistamento militar, solicitação do Passe Livre, Carteira do Idoso, Serviços de regularização fundiária e muitos outros. Essa é apenas uma pequena parte da grande quantidade de serviços que a população poderá desfrutar. Fonte: CGCOM

Leia Mais.

Em 2015-07-01 16:17:00 - Por Ademar Sousa

 Por Chico Leitoa
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarEngenheiro Chico Leitoa (Imagem:Divulgação)Engenheiro Chico Leitoa

 Em meados de 1993, fui informado que o Governo Federal construiria 3 CAIC"S (nova denominação dos CIEP"S ), no Maranhão. Corri pra Brasília e falei com alguns assessores do Ministério da Educação que confirmaram que um poderia ser feito em Timon e pediram que eu conseguisse um terreno.

Voltei empolgado. Era a chance de ter um CIEP em Timon, instalações que permitiriam ser um modelo educacional desenvolvido pelo nosso partido através dos saudosos líderes nacionais  Prof. Darcy Ribeiro e Leonel Brizola.

Ainda no avião, refleti onde poderia ser encravada essa obra tão importante de forma que viesse a beneficiar principalmente a população mais carente e desassistida.  Eram muitas as comunidades, mais uma me veio à mente com mais nitidez: Pedro Patrício, São Marcos, Parque Aliança e Formosa e, claro, comunidades vizinhas. Chegando a Timon fui até a casa de dona Maria Batista, líder comunitária do Bairro São Marcos, com forte vinculação com as comunidades circunvizinhas. Trocamos ideias com outras pessoas e definimos a área. Levei a planta de localização do terreno e o levantamento topográfico para o MEC, para que o projeto de implantação da obra fosse formatado.

Com o serviço de terraplanagem em andamento chegou a primeira carreta com pré-moldados. Eu, dona Maria e algumas mulheres fizemos uma oração no local agradecendo a Deus pela aquela tão importante conquista. Claro que depois caiu foguete! Depois fizemos uma reunião na casa de dona Santana, no Bairro Parque Aliança, para anunciar aquela grande conquista. Acompanhei em todos os momentos do andamento da obra, de manhã, de tarde e, às vezes, à noite.

Obra imponente, com quadra poliesportiva, várias salas de aula, auditório, teatro, espaço saúde, refeitório, cozinha industrial, biblioteca, área para creche, lactários, berçários, câmara frigorífica, enfim, um sonho para aquela comunidade.

Obra pronta, o então secretário de Educação do Estado, Gastão Vieira, cometeu um grande equívoco e vinculou o CAIC ao estado. Foi por terra todo um trabalho que fizemos paralelamente junto ao MEC, através de uma equipe coordenada por um cientista de nome Robésio, que fazia tratarias junto com um grupo da USP, para implantarmos um arrojado projeto pedagógico naquele local.

A obra completamente equipada só foi inaugurada no ano seguinte do término do meu mandato. Sequer fui convidado para inauguração!

Funcionou durante doze anos. Nos pouco mais de dois anos do Governo Jackson Lago, funcionou na sua plenitude. A partir de meados de 2009, após a cassação do Jackson, foi aos poucos sendo esvaziado. A partir de 2010, abandonado ao ponto de, numa atitude insana, um lunático diretor da URE chegou a tirar os vigias. A partir daí, o CAIC foi impiedosamente dilapidado e os ricos equipamentos foram roubados aos olhos do governo do Estado e da Prefeitura, ambos aliados e contando com um deputado federal e um estadual. Passou à condição de escombro e lugar de mal feito. Exemplo repetido com o CVT - Centro de Vocação Tecnológica,  da Rua 17 com Rua 90, no Parque Piauí II (que a Socorro Waquim deixou ser destruído ) e o Polo Tecnológico,  no Sete Estrelas,  no Parque Alvorada, concebido no Governo Jackson Lago (abandonado pelo governo do estado a partir de 2010) e agora retomado pelo estado com o empenho do prefeito Luciano e do deputado Rafael Leitoa. Este último agora transformado em Instituto que será inaugurado ainda este ano.

Mas, Deus existe e é bondoso. Eis que nosso grupo político venceu as eleições e logo, logo, o Prefeito com o apoio decisivo do deputado Rafael Leitoa, cada um no seu papel, deram conhecimento ao Ministério Público, levantaram toda a situação, chamaram a Comissão de Obras da Assembleia, e a Secretaria de Educação do Estado, fizeram um bem elaborado e completo projeto de requalificação do nosso CAIC.

E agora para nossa felicidade, o governador Flávio Dino, através da Secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, atenderam pleito do prefeito Luciano Leitoa e do deputado estadual Rafael Leitoa, autorizou a sua completa recuperação. O custo da obra será de quase R$ 3,5 milhões. E os responsáveis pelo prejuízo  espalitando os dentes e fazendo festa.

A Prefeitura de Timon está finalizando o projeto de engenharia da drenagem e pavimentação completa da área de contribuição que é de 50 hectares, partindo do alto do bairro Pedro Patrício, até o CAIC, onde já estão sendo executados alguns serviços emergenciais. E em parceria com o Governo do Estado foi asfaltada a rua de acesso (Rua 17, do Bairro São Marcos).

Já até antevejo aquele prédio hoje deteriorado, servindo de abrigo para usuários de drogas, (a maioria vítimas da falta do seu funcionamento), daqui a algum tempo, totalmente renovado, cheio de adolescentes estudando em tempo integral, formando cidadãos e a comunidade vizinha em vez de incomodados, convivendo de várias formas, com as boas atividades ali desempenhadas.

Quero ver onde aqueles que eram detentores do poder local e estadual vão meter a cara! Para encobrir suas incompetências e falta de responsabilidade, diziam que o prédio estava  enterrado, que a culpa era minha. Vá lá hoje e veja se o prédio estava enterrado? Com os dois governos aliados (Socorro e Roseana) com dois deputados aliados do governo, um federal e outro estadual (Sétimo e Alexandre) deixaram o CAIC ser saqueado e nada fizeram. Ô raça ordinária! E ainda tem quem defenda! ...Pode ter certeza que os adversários e seus seguidores estão com ódio!!!

O CAIC vai voltar e sem sombra de dúvidas um ganho extraordinário para a população, um grande gesto do governador Flávio Dino e um gol de placa do prefeito Luciano e do deputado Rafael.

Chico Leitoa é engenheiro civil, ex-prefeito (dois mandatos), ex-deputado federal e ex-deputado estadual pelo Maranhão  

 

 

 

 

Leia Mais.

Em 2015-07-01 11:26:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDeputado federal Rubens Jr. (PCdoB/MA)(Imagem:Divulgação)Deputado federal Rubens Jr. (PCdoB/MA)
 O presidente em exercício do Brasil, vice Michel Temer (PMDB), recebeu na terça-feira (30/jun) alguns parlamentares. Entre os que estiveram na residência oficial do vice-presidente em Brasília, chamada Palácio do Jaburu, estava o vice-líder do PCdoB, Rubens Pereira Jr.

Durante o encontro, que durou mais de uma hora, os parlamentares e o presidente em exercício comentaram sobre o cenário atual do Congresso Nacional e da política nacional. E o vice Temer garantiu a Rubens Jr. e aos demais presentes a execução das emendas parlamentares realizadas por parlamentares de primeiro mandato.

Rubens Jr. já realizou emendas, como para a Secretaria de Transparência do governo do Maranhão. Ao todo, as emendas totalizam R$ 10 milhões em recursos para a população maranhense. Fonte: Ascom/Deputado Rubens Jr.

Leia Mais.

Em 2015-07-01 11:20:00 - Por Ademar Sousa

 
Imagem: Divulgaçãoxxx(Imagem:Divulgação)
 

O imóvel serve para a utilização de vários ramos de negócios


Imagem: Reginaldo OliveiraPonto comercial pronto para a utilização(Imagem:Reginaldo Oliveira)Ponto comercial pronto para a utilização 

Está sendo colocado à venda um ponto comercial com excelente localização no final da Avenida Tiúba, 2794, no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Timon (MA). O terreno mede 20 metros de frente por 60 metros de fundos. Além disso, dispõe de uma estrutura ou dependência para estocagem de materiais diversos. Oferece também na mesma área uma cobertura que serve para depósito ou escritório, incluindo um banheiro. 

Na área externa deste ponto comercial, existem dois banheiros, sendo um masculino e o outro feminino. A estrutura do terreno oferece condições para manobra de caminhões no espaço interno. 
Imagem: Reginaldo Oliveiraxxx(Imagem:Reginaldo Oliveira)
 


CASA DE APOIO
Imagem: Reginaldo OliveiraCasa de anexo ao ponto conercial(Imagem:Reginaldo Oliveira)Casa de anexo ao ponto conercial 

Ainda no mesmo local, como anexo tem uma casa residencial com 3 (três) quartos; 2 (duas) salas; 1 (uma) cozinha; 1 (um) banheiro e 1 (um) quintal médio razoável. A casa é toda murada nas laterais e na frente. A casa está incluída no pacote da venda do imóvel.

LIGUE AGORA:
Os interessados devem tratar com Reginaldo Pereira de Oliveira: (86) – 8807-6918/8851-5328.

VENDO OUTRO IMÓVEL EM TIMON
 
Vendo uma execelente casa pronta para morar com 4 (quatro) quartos; 2 (duas) salas; 1 (uma) cozinha e 1 (um) banheiro interno e área para garagem, além de 1 (um) terraço. Existe ainda 1 (um) quintal com acesso pelas duas laterais da casa. O imóvel mede 10x29 e fica localizado na Rua Gonçalves Dias, 613, no Bairro Santo Antônio, próximo ao centro de Timon. 
 
Imagem: Reginaldo OliveiraImóvel estava alugado para a Secretaria Municipal de Saúde(Imagem:Reginaldo Oliveira)Imóvel estava alugado para a Secretaria Municipal de Saúde 
Esta casa tem boa estrutura com 123 metros de área totalmente construída. O acesso é muito fácil pela Ponte Presidente José Sarney (Ponte da Amizade). 

LIGUE AGORA
: Os interessados devem tratar com Reginaldo Pereira de Oliveira: (86) – 8807-6918/8851-5328.
Leia Mais.

Em 2015-06-30 19:24:00 - Por Ademar Sousa

 Imagem: CN Bambu
Primeira dama de Coelho Neto, Suely Silva, em meio à festa junina(Imagem:CN Bambu)Primeira dama de Coelho Neto, Suely Silva, em meio à festa junina 
No último final de semana, a  primeira dama Suely Silva prestigiou a realização do Viva Arraiá de Todos, promovido pela Prefeitura de Coelho Neto, através do Departamento de Cultural da Secretaria de Desportos, Lazer e Turismo.

Uma das principais entusiastas do Programa Conviver que atende a idosos do município, à primeira dama fez questão de prestigiá-los durante apresentação da quadrilha Balança Mas Não Cai, que se apresentou no sábado (27).

Imagem: CN BambuSuely Silva com as mulheres da terceira idade(Imagem:CN Bambu)Suely Silva com as mulheres da terceira idade 

Suely Silva destacou o trabalho da Secretária de Assistência Social, Albertina Tavares e equipe que ao longo dos anos tem mantido a tradição em manter os idosos participando dos Festejos Juninos, sempre com alegria e muita disposição. Fonte: Portal Gaditas

Fotos: CN Bambu, da movimentação das noites de festas em Coelho Neto. Confira: 

Imagem: CN Bambu xxx(Imagem:CN Bambu )
 


xxx(Imagem:xxx)
 
xxx(Imagem:xxx)
 
Leia Mais.

Em 2015-06-30 18:22:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: Divulgação/ Família CamposMembros da numerosa família Campos(Imagem:Divulgação/ Família Campos)Membros da numerosa família Campos 
 Mantendo a velha tradição das festas juninas do mês de junho. Na noite de sábado (27), a família “Campos” com origens em Caxias, Timon, Parnarama e Matões, sendo que neste último município reside a grande maioria dos parentes, realizou o II Arraiá dos Campos, em Timon.

Como se não bastasse o acentuado número de parentes capaz de deixar qualquer festa lotada ainda foram convidados amigos próximos, entre os quais, políticos conhecidos como o deputado estadual Alexandre Almeida e o vereador Kaká do Frigo Sá, P..A (suplente de vereador) e Henrique Júnior (suplente de deputado estadual), entre outros. Lá, certamente não faltou música boa em ritmo de forró, assim como cerveja gelada e comidas típicas.

As imagens foram enviadas a redação do Blog Ademar Sousa pelo membro da família Campos, Luís Campos Júnior, integrante da Polícia Militar do Maranhão, lotado no 11º BPM de Timon.


Deputado Alexandre Almeida (camisa azul) entre os amigos da família Campos(Imagem:xxx)Deputado Alexandre Almeida (camisa azul) entre os amigos da família Campos

Rodrigo, P.A e Júnior Campos, da Polícia Militar do Maranhão(Imagem:xxx)Rodrigo, P.A e Júnior Campos, da Polícia Militar do Maranhão


Rodrigo e Júnior Campos(Imagem:xxx)Rodrigo e Júnior Campos

Aurélio da Mata com membro da família Campos(Imagem:xxx)Aurélio da Mata com membro da família Campos

   

DIVISOR-CLASSIFICADOS(Imagem:MillerDesign-88341211)DIVISOR-CLASSIFICADOS 
Imagem: Divulgaçãoxxxx(Imagem:Divulgação)
 
Leia Mais.

Em 2015-06-30 15:46:00 - Por Ademar Sousa

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarImagem ilustrativa(Imagem:Divulgação)Imagem ilustrativa

 O juiz Rogério Monteles da Costa, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon, assinou edital para realização do primeiro leilão virtual de bens penhorados da unidade judicial. O leilão virtual ocorre no dia 13 de julho e a previsão legal para essa modalidade de leilão está no artigo 689-A do Código de Processo Civil.

Para participar, os interessados devem fazer o cadastramento prévio no site do leiloeiro www.vipleiloes.com.br, após enviar os documentos necessário ao e-mail: sac@vipleiloes.com.br, contendo, cópia do CPF ou CNH, cópia de comprovante de endereço com CEP com data atualizada a partir do mês e ano corrente, no caso de cônjuge, enviar juntamente certidão de casamento, CPF e RG do mesmo, Termo de conhecimento e aceite de condições de participação Online devidamente assinado.

A relação de bens a serem levados a leilão inclui máquina copiadora, moto Yamaha, aparelho de som, LG, automóvel modelo Corsa, freezer Consul, automóvel GM/Celta 2P, dentre outros. “Os bens disponibilizados em leilão são bens de poder de venda baixo, o que pode gerar custos aos processos caso não sejam vendidos em leilão presencial”, destaca Rogério Monteles.

De acordo com o edital, o arrematante deverá pagar ao leiloeiro, no ato da arrematação, a comissão de 5% (cinco por cento) sobre o valor do bem arrematado. As custas judiciais devidas deverão ser pagas no ato de expedição da Carta de Arrematação/Mandado de entrega do bem. Para os bens imóveis, o arrematante deverá efetuar também o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI, junto à Prefeitura Municipal da situação do bem e, no caso de veículos, deverá efetuar o pagamento de débitos de IPVA e de multas.

Ainda segundo o edital, fica o leiloeiro oficial autorizado a receber ofertas de preço pelos bens arrolados no endereço eletrônico www.vipleiloes.com.br, devendo para tanto os interessados efetuarem cadastramento prévio, confirmarem os lances e recolherem a quantia respectiva na(s) data(s) designada(s) para a realização do leilão. “O (a) arrematante providenciará os meios para a remoção dos bens arrematados. Os autos das execuções estão disponíveis aos interessados para consulta na Secretaria do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon”, destaca o documento. Edital do Leilão Fonte: Michael Mesquita/Assessoria de Comunicação/TJMA  

Imagem: MillerDesign-88341211DIVISOR-CLASSIFICADOS(Imagem:MillerDesign-88341211)DIVISOR-CLASSIFICADOS 

Imagem: Divulgaçãoxxx(Imagem:Divulgação)
 Imagem: Divulgação
xxx(Imagem:Divulgação)
 

 
Leia Mais.

Em 2015-06-30 15:06:00 - Por Ademar Sousa

 
Clique para ampliarDeputado estadual Alexandre Almeida (PTN)(Imagem:Divulgação/Agência Alema)Deputado estadual Alexandre Almeida (PTN)
 Em decisão publicada nesta terça-feira (30), o juiz da 4ª Vara Cível de Timon, Simeão Pereira e Silva, concedeu mandado de segurança em favor do deputado Alexandre Almeida (PTN), obrigando o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, o Coordenador de Licitações do município, bem como o presidente da Comissão Permanente de Licitação, a fornecer cópias dos processos licitatórios realizados pela administração municipal referentes à execução de obras, serviços de asfaltamento e iluminação pública, entre outros.

Segundo o deputado, a solicitação da documentação foi feita diretamente a Prefeitura de Timon no mês de março, mas foi negada. “Diante da negativa do prefeito Luciano Leitoa, não tivemos alternativa senão acionar a justiça para garantirmos o nosso direito, na condição de parlamentar, de ter acesso à cópia dessa documentação”, pontuou Alexandre Almeida.

Em seu despacho o juiz Simeão Pereira afirmou que a negativa da administração municipal de Timon não encontra suporte na ordem jurídica, uma vez que as informações requeridas não são resguardas por sigilo legal, além do que a publicidade dos atos administrativos é exigência irrevogável da democracia e do Estado de Direito.

Com a decisão judicial, todos os citados têm um prazo de dez dias para fornecer ao deputado Alexandre Almeida as cópias dos procedimentos licitatórios solicitados, sob penas de lei e multa pessoal e diária de R$ 1 mil reais em caso de não cumprimento.

“Entendemos que a decisão do juiz Simeão Pereira atende algo que é fundamental na administração pública: a transparência dos seus atos, e como representante do povo, tenho o dever de zelar por essa prerrogativa”, disse Alexandre Almeida. Fonte: Ascom/Deputado Alexandre Almeida  

Imagem: MillerDesign-88341211DIVISOR-CLASSIFICADOS(Imagem:MillerDesign-88341211)DIVISOR-CLASSIFICADOS
Imagem: Divulgaçãoxxx(Imagem:Divulgação)
xxx(Imagem:Divulgação)
 
 
Leia Mais.

Em 2015-06-30 12:02:00 - Por Ademar Sousa

 Na operação desencadeada pela Polícia Civil do Piauí, foram presas duas pessoas em Timon
Imagem: Portal Cidade VerdePolícia durante operação para prender fraudadores (Imagem:Portal Cidade Verde)Polícia durante operação para prender fraudadores  

Atualizada às 10h

A Secretaria de Segurança Pública divulgou uma nota sobre a operação Adulteração, deflagrada na manhã desta terça-feira (30).

"A Secretaria de Segurança confirma até o momento que 11 pessoas foram presas. Sete em Teresina, duas em Parnaíba e duas em Timon. Ao todo são oito mandatos de prisão e 30 de busca e apreensão. Dez veículos foram apreendidos e mais de 200 documentos, supostamente roubados ano passado do posto do Detran no Dirceu Arcoverde recuperados. Além disso, uma máquina usada para clonar placas foi encontrada em Timon. Os veículos apreendidos serão apresentados às 11h30 na Acadepol, durante a coletiva à imprensa."

Atualizada às 9h02

O delegado Carlos César, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado, confirmou até o momento, onze prisões na Operação Adulteração. São cumprimentos de mandados e também flagrantes de delitos, como porte ilegal de armas. "Trata-se de uma organização perigosa que envolve emplacadoras e sucatas", declarou. As prisões ocorreram em Teresina, Timon e Parnaíba.

Atualizada às 8h43

Subiu para dez o número de presos na operação Adulteração, deflagrada nesta manhã pela polícia do Piauí em Teresina, Pedro II, Parnaíba e Picos. A informação foi repassada pelo delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, que confirmou também que, até o momento, dez veículos foram apreendidos.

Publicada às 7h58

Cinco pessoas foram presas durante a operação Adulteração, deflagrada no Piauí e em mais três estados, na manhã desta terça-feira (30), com o objetivo de desarticular uma das maiores organizações criminosas, investigada pela prática de crimes de roubo e adulteração de veículos, além de falsificação de documentos.

Na capital estão cumpridos sete mandados judiciais entre busca e apreensão e prisão. Um dos investigados foi identificado como Francisco Severino Almeida Araújo que possui uma chácara no bairro Angelim, zona sul de Teresina, onde supostamente funcionaria um desmanche. No local foram encontrados vários carros e até munições. O suspeito é considerado um grande comerciante e proprietário de uma loja de peças.

“O alvo preferencial dele seriam peças de camionetes de luxo. O espaço seria usado para o desmanche destes carros. Os vizinhos relataram, inclusive, que quando uma camionete chega ouve-se um barulho bem alto, provavelmente, quando é feito o desmanche”, disse o delegado Paulo Nogueira.

No Piauí estão sendo cumpridas ordens judiciais também em Parnaíba e Picos e Pedro II. A operação Adulteração ocorre, simultaneamente, Maranhão, Pará e Minas Gerais. Cerca de 150 policiais entre civis, militares e rodoviários federais participam da operação comandada pela Polinter e Greco.

Em Parnaíba, uma pessoa foi presa no litoral em uma sucata localizada na Avenida Pinheiro Machado.

“Também cumprimos mandados na Volta da Jurema, na cidade Caraúbas, onde flagramos um homem com uma arma. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes”, disse o delegado regional de Parnaíba, Rodrigo Moreira.

O delegado geral de Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, disse que a quadrilha age de forma compartimentada com pessoas especializadas no roubo, receptação e adulteração, além da revenda.

“A quadrilha vem atuando no roubo de veículos de luxo e populares, na adulteração destes carros, falsificação de documento público, entre outros. É uma associação criminosa articulada e com essa desarticulação, esperamos que diminua ainda mais o número de roubos e furtos no Piauí. Esta quadrilha é uma das maiores do país e atua desde a ponta, no roubo, como na adulteração do veículo, na falsificação dos documentos e na revenda do carro. Eles são altamente organizados. A prisão desses elementos vai fazer com que tenhamos suporte para novas operações. Quem está envolvido direto ou indiretamente será chamado a prestar depoimentos”, disse o delegado-geral.

No vizinho município, em Timon, os policiais apreenderam uma máquina de clonagem de placas.

Graciane Sousa, do Portal Cidade Verde

Imagem: Portal Cidade VerdePolicias em ação(Imagem:Portal Cidade Verde)Policias em ação Imagem: Portal Meio Norte
Placas apreendidas (Imagem:Portal Meio Norte)Placas apreendidas

Viatura na busca dos acusados(Imagem:Portal Meio Norte)Viatura na busca dos acusados


Material apreendido(Imagem:xxx)Material apreendido

   

Leia Mais.